O que é que significa a palavra herético?

Perguntado por: echaves4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

substantivo masculino Herege; indivíduo que se opõe aos dogmas estabelecidos pela igreja. adjetivo Que se refere a heresia; em que há heresia; que é contrário aos preceitos estabelecidos pela Igreja. Etimologia (origem da palavra herético). Do grego hairetikós.

A definição tanto da Igreja Católica como das Igrejas Protestantes, é que heresia é a oposição às mensagens ensinadas por Jesus, e a heresia é dita na própria Bíblia. Uma heresia consiste na negação ou dúvida pertinaz, por parte de um cristão, de alguma verdade que se deve crer com fé divina.

Segundo a Igreja Católica, uma heresia é toda doutrina religiosa que contraria os princípios da fé estabelecidos pela própria Igreja.

Aquele que não tem religião: 2 ateísta, ateu, céptico, descrente, ímpio, incrédulo, incréu, irreligioso. Que se opõe às ideias tradicionalmente admitidas: 3 anticonformista, dissidente, heterodoxo, inconformista.

heresia | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No período medieval, era considerado herético todo movimento religioso que não estava de acordo com a ortodoxia, ou seja, a doutrina estabelecida pela Igreja Católica romana.

19 Porque é necessário que até haja entre vós aheresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 20 De sorte que, quando vos congregais num lugar, anão é para comer a ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, de sorte que um tem fome e outro embriaga-se.

O objetivo era administrar os conflitos decorrentes das heresias e manter a unidade do Império e da Igreja. Ao longo dos séculos, essas diferenças foram se acentuando, passando a ser consideradas como uma crise de autoridade sobre a verdade da crença cristã.

Os hereges foram combatidos com extrema violência pela Igreja Católica, principalmente após a organização do Tribunal do Santo Ofício, no século XII, o julgamento chamava-se Inquisição do Santo Oficio. Dessa crise surgiu uma reforma na Igreja Católica, promovida pelo papa Gregório IX, no século XI.

Algumas das medidas adotadas pela Igreja na Contrarreforma foram a criação do Tribunal da Santa Inquisição, a fundação da Companhia de Jesus e a defesa dos dogmas católicos e da infalibilidade do Papa.

Herege é a palavra usada para designar quem contradiz dogmas religiosos. O termo é mais comum para designar quem questiona a crença cristã, sendo muito associado à Idade Média na Europa, quando havia forte perseguição a todos que não eram cristãos.