O que quer dizer a palavra iniquidade na Bíblia?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos.

Iniquidade significa basicamente “ilegalidade”, no sentido de expressar algo que é contrário ao que é justo e correto. Iniquidade é uma palavra que aparece várias vezes na Bíblia sempre para se referir de alguma forma à transgressão da Lei de Deus.

A iniquidade ou “awon” é uma palavra bíblica de origem hebraica, ela significa (Strong 5771) castigo, punição, ela está ligada a hereditariedade e ao pecado, ou seja, é a herança pecaminosa, é a punição referente ao pecado do homem.

No novo testamento no Novo Testamento aparece 14 vezes na Revista e Atualizada e 20 vezes na Revista e Corrigida. Em ambas é tradução das palavras gregas anomia 8 vezes, adikia 4 vezes, adikema 1 vez, e apenas uma vez é associada a hamartia.

1 injustiça, parcialidade, tendenciosidade, desigualdade, arbitrariedade, partidarismo, facciosismo, facciosidade.

A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos.

Para sermos limpos da iniquidade, precisamos nos arrepender de nossos pecados e aceitar Jesus como nosso salvador. Quando reconhecemos nossas iniquidades, pedimos perdão a Deus e decidimos que queremos mudar, ele nos perdoa através de Jesus. Nossas iniquidades são transferidas para a cruz!

Mateus 24:12-14 ARA
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

O que é iniquidade? A iniquidade é o oposto de equidade, o termo diz respeito aquilo que é injusto, desigual, que vai contra as leis e os preceitos sociais. Nesse sentido, esse termo é utilizado para se referir às pessoas que agem de forma maldosa, com ações contra à moral, à justiça e à igualdade.

Quando a Bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará, isso significa que o esfriamento do amor está diretamente relacionado ao crescimento do pecado em suas mais variadas formas. Foi o Senhor Jesus quem falou que o amor de muitos se esfriará com o aumento da iniquidade (Mateus 24:12).