Qual é um exemplo de iniquidade em saúde na saúde?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “há ampla evidência de que fatores sociais, incluindo educação, situação de emprego, nível de renda, gênero e etnia têm uma influência marcante sobre a saúde de uma pessoa.

As iniqüidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil.

Mas a melhoria da educação, a criação de oportunidades de emprego e a redução da desigualdade de renda são também algumas das medidas que podem ajudar a reduzir a iniquidade. Assim como, leis e regulamentos que garantam a equidade e a justiça são cruciais para promover um ambiente de igualdade de oportunidades.

Assim, as iniquidades sociais podem ser definidas como certas condições existenciais nas quais há acesso desigual, ou o não acesso, aos direitos humanos que garantem um patamar mínimo de dignidade humana(21).

Desigualdades em saúde se referem a quaisquer diferenças observáveis entre subgrupos (de nível econômico, escolaridade, local de residência, sexo, entre outras) dentro de uma população. Por sua vez, iniquidades são diferenças (ou desigualdades) consideradas injustas a partir de um juízo de valor.

Significado de iniquidade
É considerado como a ilegalidade que se refere à qualidade de ímpios. Designa injustiça, malícia, abuso ou grande injustiça, ou seja, todos os atos contrários à moral, a justiça e a religião.

O que é Equidade na atenção primária? Reconhecer que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos. O princípio da equidade norteia as políticas de saúde pública brasileira, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças.

1 injustiça, parcialidade, tendenciosidade, desigualdade, arbitrariedade, partidarismo, facciosismo, facciosidade.

Praticar atividade física, mesmo que não seja exercício ou esporte, mas apenas a movimentação do corpo que exija gasto energético acima do repouso, uma alimentação balanceada, estar com a vacinação em dia e fazer os exames solicitados pelos profissionais de saúde já são bons investimentos a longo prazo.

Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

Na saúde, um dos reflexos provocados pela desigualdade social é a incidência das chamadas doenças negligenciadas. Causadas por parasitas ou agentes infecciosos e com tratamentos já conhecidos, apresentam maior ocorrência nos países em desenvolvimento e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.

Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

O termo desigualdade em saúde refere-se de maneira genérica às diferenças na saúde dos indivíduos ou dos grupos (3). Qualquer aspecto quantificável da saúde que varie entre indivíduos ou conforme grupos socialmente relevantes pode ser denominado de desigualdade em saúde.

O que é a disparidade na saúde? O conceito está atrelado às diferenças sociais que dificultam o acesso à saúde para grupos que convivem em um mesmo meio.

Desigualdade social: o que é, tipos, causas e consequências!

  • Desigualdade de gênero.
  • Desigualdade racial.
  • Desigualdade econômica.
  • Desigualdade regional.

Comportamento ou ação perversa e maldosa; malevolência. Etimologia (origem da palavra iniquidade). A palava iniquidade deriva do latim "iniquitas,atis", que significa desigualdade, desvantagem, injustiça.