O que substitui o PIS?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O que é PASEP? PASEP, que significa Programa de Formação do Patrimônio Servidor Público, é um benefício voltado apenas para servidores públicos, tendo os mesmos objetivos do PIS. É importante saber que o PASEP é o mesmo número do NIS e o cadastramento é feito com a assinatura da carteira de trabalho, assim como no NIS.

Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes. O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo.

Como dito anteriormente, o NIT é o número de inscrição do trabalhador, atribuído ao autônomo. Já o PIS é o número atribuído ao trabalhador assim que ele inicia seu primeiro emprego com carteira assinada. Enquanto o PASEP é o número utilizado para identificar o servidor público.

Sim! NIS (Número de Identificação Social) e PIS possuem o mesmo número. Como o NIS serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social, e também é cadastrado para o PIS possuem a mesma numeração.

Portanto, ao tratar do ano-base, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberá o abono salarial.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.

Na prática, o NIT equivale ao PIS/PASEP, só que destinado para aquelas pessoas que nunca tiveram carteira assinada na iniciativa privada ou vínculo estatutário com o serviço público.

Através do app da Carteira de Trabalho Digital
Tenha em mãos o CPF cadastrado e a senha do Gov.BR. Caso tenha perdido, não se esqueça de que é possível recuperar a senha. Na aba “Detalhes”, role para baixo para saber o número do seu PIS. Anote-o e pronto!

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Uma das formas de verificar o NIS pelo CPF é acessando o aplicativo Cadastro Único. Após fazer abrir o aplicativo, clique na opção “Meus Benefícios” e faça login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br. Em seguida, clique em “Consulta Simples” e “Responsável Familiar” para verificar o número.

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Para realizar a atualização do cadastro é preciso levar documento de identificação como RG ou carteira de motorista, além da Carteira de Trabalho. Se você ainda possui dúvidas, pode entrar em contato com telefone da Caixa PIS, através do número 0800-7260207.

Sim, ser optante da modalidade saque-aniversário não interfere na hora de receber o seu Abono Salarial PIS. Portanto, caso opte por receber anualmente o saque-aniversário do FGTS e preenche todos os requisitos do PIS, você receberá normalmente.

O número do PIS fica na primeira página da carteira de trabalho, como ele é o mesmo número do NIS, basta achar o Número de Inscrição Social.

Além disso, o PIS também fornece o comprovante PIS PASEP, que é um documento importante para comprovar o número de inscrição no programa. Se em algum momento da sua vida você trabalhou de carteira assinada, então deve ter recebido um número de cadastro no PIS ou no PASEP.