O que significa regionalizar?

Perguntado por: agomes4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Regionalizar é um modo de classificar o espaço de modo a identificar as características próprias da geografia, da cultura e da demografia de um território, podendo ter diferentes níveis de “zoom”. Na Europa, faz sentido dizer que se é latino-americano.

Exemplos mais comuns de regionalização mundial

  1. Regionalização por continente.
  2. Regionalização entre países norte (desenvolvidos) e sul (subdesenvolvidos).
  3. Regionalização por culturas (ocidental, oriental…)
  4. Regionalização pela zonas climáticas. ...
  5. Regionalização pela disponibilidade hídrica.
  6. Regiões metropolitanas.

Se pensarmos bem, as regiões não existem de fato no espaço. Elas são apenas criações realizadas para organizarmos e estudarmos as características que marcam as sociedades e os lugares onde elas vivem. Regionalizar é, portanto, organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos.

A regionalidade pode ser definida como uma dimensão espacial de um determinado fenômeno tomada como objeto de observação. Isto implica em admitir que o mesmo fenômeno, visto sob a perspectiva da regionalidade, pode ser visto sob outras perspectivas.

A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

Regionalização Mundial: Critérios e Grupos de Países

  • DIVISÃO POR CONTINENTES. Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. ...
  • DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA. ...
  • DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO.

O Brasil passa a ser dividido em cinco regiões, segundo aspectos físicos e socioeconômicos: Norte, Centro, Nordeste, Sul e Leste. Com o aumento da migração do Nordeste para o Sudeste, outra divisão regional foi realizada, dessa vez pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); ...

Que benefícios podem resultar da regionalização? Em primeiro lugar, a regionalização é um factor que favorece o fortalecimento do processo de democratização do País. A todos os níveis de poder, da freguesia aos órgãos de soberania, existem órgãos democraticamente eleitos.

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.

A Regionalização é um dos princípios doutrinários do SUS.
A maior parte dos municípios brasileiros são pequenos e não tem condições de oferecer, em seus territórios, todos os serviços necessários a um atendimento resolutivo e integral à saúde de seus cidadãos.

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Significado de Regionalista
adjetivo Que se refere particularmente a uma região: literatura regionalista. Que segue ou cultiva o regionalismo. adjetivo, substantivo masculino e feminino Autor(a) de obra cuja ação ou cenário diz respeito a uma região em particular. Defensor(a) de interesses regionais.