O que significa órgão expedidor?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 28 de junho de 2023
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O que é órgão emissor ou órgão expedidor? O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.

Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

Unidade da Federação refere-se aos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas (UF). Por exemplo, São Paulo é uma Unidade da Federação, e a UF de São Paulo é SP. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, sua Unidade Federativa (UF) de nascimento será SP.

A Secretaria de Segurança Pública também é a responsável pela emissão de carteira de identidade dos cidadãos. Quando a carteira é emitida, consta no topo SSP, que é o órgão expedidor e também o Estado na qual ela foi emitida.

Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA)

Na grande maioria dos casos, quando a informação indicada for Secretaria de Segurança Pública, a sigla do órgão expedidor será SSP seguida da sigla do estado, por exemplo "SSP/SP" para São Paulo.

Data de expedição é a indicação da data em que determinado documento, carta ou objeto foi encaminhado ou entregue ao seu destinatário.

A UF pode estar no brasão impresso ou na parte de “órgão expedidor”. Se seu RG foi emitido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, vai constar como “SSP-SP”.

Para saber qual o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação qual a sigla que acompanha o Estado (UF). Se a Carteira de Identidade foi tirada na Polícia Civil (situação mais frequente), então o órgão expedidor será PC – (sigla do estado).

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

O andamento da solicitação poderá ser acompanhado no portal ou aplicativo do SAC Digital, clicando em “Meus Documentos”, em seguida em “Consultar Andamento” e inserir o número do protocolo disponibilizado no momento da solicitação.

Como consultar a data de emissão ou expedição do RG?

  1. Pelo próprio documento. O verso do RG é a parte em que ficam informações, como: ...
  2. Pelo site Meu INSS. Caso você não esteja com o documento em mãos, pode consultar o RG pelo número do seu CPF, no portal Meu INSS. ...
  3. Pelo aplicativo Meu INSS.

O número de inscrição estadual no Cadastro de Contribuintes do Estado da Bahia possui 9 algarismos sendo 7 dígitos inteiros e 2 dígitos verificadores. O cálculo dos dígitos verificadores é feito através de pesos (2 a 8 para o cálculo do 2º dígito e 2 a 9 para o 1º dígito).

Na identidade nova, a sigla UF pode ser localizada no verso da cédula de RG ao lado da "Série" e do polegar. Já na identidade do antigo modelo, a UF do RG está na frente do documento, acima do órgão expedidor escrita por extenso, e no caso de preenchimento de formulários você deverá informar a sigla do estado.

De acordo com o regulamento, o documento deve conter o nome do Estado de emissão e da Secretaria de Segurança Pública. Na CIN deve constar, ainda, o nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade e validade.