O que é aposto?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Traduzido do inglês--Aposição é uma construção gramatical na qual dois elementos, normalmente sintagmas nominais, são colocados lado a lado para que um elemento identifique o outro de maneira diferente.

O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo, ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.

Significado de Aposto
Forma derivada do verbo apor. adjetivo Que se apôs; que se juntou ou foi acrescentado a; justaposto: comentário aposto ao texto. Que se prendeu ou foi preso por corda, corrente, trela; atrelado.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração. O aposto deve ser identificado em uma oração. Aposto é um dos termos acessórios da oração.

Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

  • 1 – Aposto resumidor ou recapitulativo. Resume uma sequência de termos, usando os pronomes indefinidos “tudo”, “nada”, “nenhum”. ...
  • 2 – Aposto enumerativo. ...
  • 3 – Aposto explicativo. ...
  • 4 – Aposto distributivo. ...
  • 5Aposto especificativo. ...
  • 6 – Aposto oracional. ...
  • 7 – Aposto comparativo.

O aposto tem ligação sintática com outro termo da oração, já o vocativo não cria relação sintática com nenhum termo da oração. Aposto: Aquele menino, o Eduardo, ainda não almoçou. Vocativo: Eduardo, venha almoçar!

Como separar o aposto? O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração. Em alguns casos, o aposto deve ser separado por vírgulas.