O que se deve fazer antes de ler a Bíblia?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Plano de leitura cronológica da Bíblia em 1 ano

  • 2ª - Gênesis 1 e 3.
  • 3ª - Gênesis 4 a 6.
  • 4ª - Gênesis 7 a 9.
  • 5ª - Gênesis 10 e 11.
  • 6ª - Jó 1 a 4.
  • Sab - Jó 5 a 7.
  • Dom - Jó 8 a 10.

Comece sua oração
Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Após a leitura, o leitor diz “Palavra do Senhor.” e a assembleia responde “Graças a Deus.” Em seguida, vem o Salmo Responsorial. Normalmente é tirado do livro dos Salmos, porém existem casos em que o salmo recitado na missa é tirado de cânticos presentes em outros livros da Bíblia.

A oração deve ser feita antes, durante e depois da leitura da bíblia, para que assim possamos estar em comunhão com Deus.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

“Poderoso Deus, antes de ir dormir eu te peço: conceda-me bons sonhos, por favor! Repreenda todos os pesadelos e sonhos ruins que possam vir. Pela tua bondade, oh Pai! Eu lanço aos pés da cruz toda ansiedade do meu coração, os traumas da vida e as investidas do maligno.

A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (Efésios 6:18). A madrugada não garante nenhum privilégio especial. No entanto, pode ser um bom horário para encontrar tranquilidade para concentrar mais na oração. A madrugada costuma ter menos distrações e interrupções.

Como se faz a LEITURA ORANTE DA BÍBLIA? Antes de tudo é colocar-se à luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda. São quatro degraus da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.

Se você ler, em média, 3 a 4 capítulos todos os dias, com certeza terminará de ler a Bíblia em um ano. Existem diversos planos de leitura que você pode se basear. No devocional Pão Diário, você encontra um plano anual completo, acompanhado de reflexões diárias inspiradas nas Escrituras. Gostou desse conteúdo?

Crie um cronograma de leitura
Você pode estabelecer uma quantidade de páginas a serem lidas por dia, dividindo a quantidade total de páginas da sua Bíblia pelos 365 dias de leitura. Por exemplo: se a sua Bíblia tem 1600 páginas, seria preciso ler 4,5 páginas todos os dias para concluir a leitura em um ano.

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.” “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”

Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.

nas palavras e deixa espaço para a ação de Deus. Jesus nos dá como modelo de oração o Pai nosso. A sua oração converte a nossa oração, isto é, transforma a nossa oração pela raiz e assim nos coloca em condição de permitir a própria ação de Deus.

Evangelho de São Marcos
Começa narrando a vida de Jesus já adulto e se esforça para explicar quem Ele é e como ser seu discípulo.

Frequentemente comprados juntos

  1. Este item: Como estudar a bíblia sozinho. por Tim Lahaye. R$ 21,60. Entrega em ago 31 - set 1 Frete por R$ 6,98. ...
  2. Como estudar a Bíblia: O que você precisa entender para ler e entender as escrituras sagradas. por John Macarthur. Em estoque. ...
  3. Lendo a Bíblia Livro por Livro. por Dr. William H.