Quais devem ser os principais ensinamentos de todas as religiões?

Perguntado por: edantas5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

O que deve ser mais relevante no Ensino Religioso é o respeito e a tolerância, ao diferente e ao diverso. Todas as religiões ou filosofia de vida, ao seu modo, elevam valores irrecusáveis como humildade, amor, honestidade, compaixão, fraternidade, sinceridade, ética e respeito, entre outros.

No entanto, alguns valores podem ser comuns a diferentes religiões, como: o amor, a solidariedade, o respeito e a própria fé. Esses valores servem de orientação para as ações das pessoas e se relacionam diretamente com os ensinamentos de cada uma das tradições religiosas.

Entre as inúmeras finalidades da religião, há o de oferecer conceitos, regras e princípios para a ação moral e, ainda, fortalecer a esperança num destino superior e mais digno da alma humana.

Ética nas religiões se resume em respeitar os fundamentos de sua própria religião, sem desmerecer ou prejudicar outras. Todas as religiões tem uma ética normativa que busca nos mostrar sobre o que é certo e o que é errado para aquela determinada crença.

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.

Recursos religiosos para uma vida ética
Ao longo dos séculos, as tradições religiosas ensinaram e inculcaram valores éticos em seus fiéis. Há quem sustente que é através da vida religiosa que as crianças aprendem o valor da vida.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz.

As religiões carregam certos pontos em comum. A primeira delas é que, até onde se sabe, todas as religiões possuem um conjunto de símbolos que remetem ou são alvos de reverência e/ou respeito. Esses símbolos estão ligados a rituais ou cerimônias, dos quais a comunidade de fiéis participa ativamente.

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

  • Cristianismo.
  • Islamismo.
  • Hinduísmo.
  • Ateísmo/ Agnóstico.
  • Budismo.
  • Espiritismo.
  • Judaísmo.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

É dever de todo cidadão e cidadã saber conviver de modo respeitoso com as diferenças religiosas, culturais e filosóficas, evitando e denunciando qualquer forma de preconceito. A diversidade religiosa do povo brasileiro deve ser motivo de apreciação e valorização e jamais de discórdia ou discriminação.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

A FÉ NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
As religiões ensinam acreditar em algo diferente, algo diferente, algo que não podemos tocar ou ver, apenas sentir, elas nos ensinam a acreditar, a ter fé no Transcendente, em Deus.