O que fazer para alinhar os chakras?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para que haja harmonia entre as funções do corpo, é preciso que os chakras estejam alinhados. O equilíbrio de cada ponto vital pode ser trabalhado por meio de diversas técnicas, não necessariamente vinculadas ao hinduísmo. Entre elas, o reiki, a meditação, a terapia com cristais e a cromoterapia.

O alinhamento dos Chakras pode ser feito sozinho, utilizando a meditação e o poder das pedras dos Chakras ou com a ajuda de um terapeuta especializado. Nenhuma técnica de alinhamento dos Chakras é melhor ou pior, elas são complementares.

Perceber como um chakra está desalinhado

  1. Muito calor – o chakra está a entrar em desequilíbrio, mas talvez ainda não muito grave;
  2. Piquinhos – começa a instalar-se o desequilíbrio;
  3. Dormência – a região pode estar demasiado estagnada;
  4. Pico forte – a zona está inflamada energeticamente;
  5. Frio – Ausência de energia.

LIMPEZA E REEQUILÍBRIO DOS CHAKRAS
Para isso, algumas pessoas usam terapias, como o Reiki. Um terapeuta reikiano é capaz de harmonizar os chakras. Na internet, algumas meditações também possibilitam que qualquer um, desde que esteja concentrado, consiga harmonizar o próprio corpo.

Representa o corpo astral. Quando alinhado: Gera controle e harmonia nos relacionamentos, confiança nas decisões, visão ampla sobre questões da vida, maior vigor devido a boa energização dos demais chakras.

Os Chakras se desequilibram com os excessos. Se fazemos algo demais ou de menos em nossas vidas, um Chakra vai ser prejudicado. Chamamos isso de energias Yin e Yang, sendo que o Yin é a energia do recesso, do descanso e da não-ação; e o Yang é a energia do excesso, da atividade e da ação.

*Chakra – Palavra sânscrita que significa roda. Igualmente conhecida, em páli, como chakka. – nota da Autora espiritual. Vemos que a Mentora utiliza a palavra chakras como sinônimo de centros vitais, mesmo termo utilizado por Allan Kardec na questão 146-a de O Livro dos Espíritos, estudada acima.

Muladhara

O Primeiro Chakra é o Chakra Básico ou Raiz (em sânscrito Muladhara), situado na base da coluna vertebral tem como elemento a terra e está associado associado a função de sobrevivência, além de reger nossa capacidade de entrar na vida, escolhendo o que queremos e o que não queremos para nós.

1º chakra: básico ou da raiz. O chakra da raiz tem o poder de influenciar a sua situação financeira. Chakra da raiz e energia vital. Quando o seu chakra da raiz está bloqueado, a energia da abundância não flui.

Para ativá-la, o mestre Kriyananda aponta, em seu livro The Spiritual Science of Kriya Yoga, posturas específicas para regular e fortalecer cada chacra. A série deve ser feita diariamente, numa sessão de pelo menos 20 minutos. “Ao aderir a esse compromisso, você estabelece autodisciplina.

O chakra do terceiro olho é localizado na testa, entre as sobrancelhas. Este chakra relaciona-se à glândula pineal, que produz melatonina, um derivado do neurotransmissor serotonina, que é produzido durante o sono. A diminuição da produção de melatonina pode causar ansiedade ou estresse.

O reiki é uma energia sutil que busca caminhos para circular no corpo energético. Os chakras são vórtices de energia localizados ao longo do corpo sutil, interconectados pelos meridianos que são caminhos energéticos. Quando estão bloqueados podem gerar desconfortos e ao longo do tempo doenças no corpo físico.

Os chakras estão na coluna e são centros onde a energia é armazenada e redistribuída. No nível físico, os chakras correspondem a gânglios nervosos, onde existe um alto grau de atividade nervosa, e glândulas do sistema endócrino.

Os chakras são centros de energia que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano – corpos físico, emocional, mental e energético.

CHAKRA FRONTAL OU TERCEIRO OLHO
Fisicamente, o desalinho do terceiro olho pode se manifestar como problemas nos olhos e ouvidos, dores de cabeça, enxaquecas, insônia e pesadelos.

Para um yogue, um chacra está muito aberto quando está hiperativo, e fechado se está pouco ativo ou subdesenvolvido!