Quais são as duas raízes da palavra religião?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

( ) Religião vem do verbo latino religare (re-ligare) que significa RELIGAR. Ou seja: ligar de novo o ser humano a Deus. C. ( ) Religião vem do verbo latino religare (re-ligare) que significa DESLIGAR.

A palavra "religião" deriva do latim religare, religar, voltar a ligar. Só se pode falar em religião, estritamente, quando aparece uma organização complexa, espiritual e social, com base numa revelação de Deus.

“Religião deriva do termo latino 'Re-Ligare', que significa 'religação' com o divino.

Dessa forma, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar” o humano com o que era considerado divino.

Empregado tanto no âmbito dos cultos da religião romana antiga quanto designando a nova religião cristã, o termo religio apresenta-se dividido entre duas etimologias possíveis: uma de origem cristã e outra de origem dita pagã.

O que é região? Chamamos de região uma área delimitada devido a um critério específico. Ou seja, podemos criar regiões com base em cultura, divisão política, vegetação, clima, entre outros fatores.

O termo religiosidade (comumente utilizado como sinônimo de espiritualidade – interpretação que se dá de maneira equivocada), segundo Dalgalarrondo (2008), é mais amplo em relação ao conceito de religião, e diz de um compromisso com a doutrina religiosa, o qual envolve práticas institucionais – como oração, leitura do ...

Ninguém discute que religião (palavra existente em português desde o século 13) seja um termo derivado do latim religio, religionis – “culto, prática religiosa, cerimônia, lei divina, santidade”.

O que é Igreja:
Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã.

O símbolo religioso é assim reconhecido, pois é parte integrante da tradição religiosa e de seus rituais, se apresentando, muitas vezes, como objeto de veneração. Nesse sentido, o símbolo religioso é uma manifestação ou sinal da crença, expressa uma fé. É uma representação visual do sagrado.

A palavra fé tem origem no grego pistia, que indica a noção de "acreditar". No Latim fides, remete à "fidelidade". No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião.

O conhecimento religioso, antes de tudo, é dogmático: é aceito ou não, mas carece de argumentos lógicos demonstráveis, porém é baseado na fé. Esse tipo de conhecimento propõe, de diversas formas, que o ser humano é fruto da criação divina e que, portanto, devemos adorar o criador.

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.