O que são práticas empiristas em sala de aula?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 20 de julho de 2023
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O empirismo embasa uma prática pedagógica diretiva. Em uma pedagogia diretiva, o professor ensina e o aluno aprende. Não há nenhum tipo de interação. Todos os conhecimentos são “transmitidos” pelo professor, e ao aluno cabe a responsabilidade de copiar e reproduzir.

No empirismo, a aprendizagem ocorre com o conhecimento sendo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Vem de fora da pessoa, entra e se instala, independente da vontade dela.

O empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. Ou seja, a partir de suas vivências, e não instintos ou conhecimento nato, os indivíduos vão adquirindo saberes, consciência e aprendizado.

Professores com visão empirista ou ambientalista, costumam a se preocupar simplesmente com a memorização de conteúdos, e se esquecem de trabalhar a mente dos alunos e ajudá-los a refletir sobre os conteúdos estudados.

O termo Empirismo (do latim "empiria")significa experiência. Ele foi definido pela primeira vez de modo formal e conceitual pelo pensador inglês John Locke (1632-1704), em seu "Ensaio Acerca do Entendimento Humano" (1690). Na introdução, ele descreve que “só a experiência preenche o espírito com ideias”.

Empiria em grego significa experiência. De acordo com essa teoria, a única forma de conhecermos a realidade que nos cerca é através dos cinco sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão.

Quais são as características do empirismo?

  • a sensação,
  • a percepção,
  • a imaginação,
  • a memória e.
  • a experiência.

Empirismo Atual - Neopositivismo
O empirismo atual - empirismo lógico - é conhecido como neopositivismo e é origem de três vertentes de pensamento: a integral, a moderada e a científica.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.

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No empirismo, a linguagem é objetivada e o sujeito inexistente. No intelectualismo, ela é operação essencialmente subjetiva e a posse do sentido é remetida ao sujeito pensante. Em outros termos, nos dois tratamentos dedicados à linguagem, a palavra não tem significação própria.

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Dentre os principais filósofos empiristas, deve-se ressaltar John Locke, o qual afirma que a experiência e a reflexão são as fontes das ideias; e David Hume, responsável por radicalizar o empirismo ao questionar a relação de causalidade como algo além do conhecimento oriundo dos sentidos.

Para a ciência, empírico é um tipo de evidência inicial para comprovar alguns métodos científicos, o primeiro passo é a observação, para então fazer uma pesquisa através do método científico. Nas ciências, muitas pesquisas são realizadas inicialmente através da observação e da experiência.