Que defendia o teocentrismo?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A palavra teocentrismo vem do grego theos, que significa Deus, e kentron, que significa centro. A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes.

Martinho Lutero

Aconteceu no século XVI e foi liderado por Martinho Lutero. Esse movimento reformista começou por causa de críticas às indulgências e ficou conhecido como protesto por se colocar contra os abusos do clero, até evoluir para uma ideia de reforma no catolicismo romano.

Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia.

Um dos filósofos que mais usou o teocentrismo em sua filosofia foi Santo Agostinho. Segundo o teocentrismo, todas as esferas da vida (política, cultura, economia, direito etc.) são subjugadas aos preceitos e à vontade divina (sobretudo à religião judaico-cristã no período da Idade Média).

Características do Humanismo: Antropocentrismo
Ou seja, predominava o Teocentrismo. O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.

O antropocentrismo surgiu na Europa, sendo o Heliocentrismo de Copérnico e o Humanismo dois dos seus principais marcos. De acordo com Nicolau Copérnico (1473 - 1543), a Terra girava ao redor do Sol e não ao contrário, como se pensava naquela época.

Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).

Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.

O que é antropocentrismo
Por exemplo, é considerar que apenas a espécie humana possui inteligência, ou que toda a natureza é feita para o Homem. Desse modo, qualquer existência que não seja humana acaba ocupando um lugar de menor importância no antropocentrismo.

O Antropocentrismo rompe com a dominação do Teocentrismo na sociedade, o que leva o homem à produzir, viver, pensar, conceber as artes de modo diferente. O homem passa, pois, a ser independente da vontade de Deus, não sendo mais uma extensão da vontade divina.

A ideia de subordinação do homem em relação a Deus e da razão à fé acabou tendo grande predominância durante vários séculos no pensamento filosófico medieval.

Características: Resumo
Inspiração na filosofia clássica (Greco-romana); União da fé cristã e da razão; Utilização dos conceitos da filosofia grega ao cristianismo; Busca da verdade divina.