Quantos Renascimento existem?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos).

Renascimento: Características e Contexto Histórico

  • Origem do Renascimento: conceito, mudanças e cidades renascentistas. ...
  • Cultura renascentista. ...
  • Renascimento artístico. ...
  • O Humanismo renascentista. ...
  • Renascimento literário. ...
  • Renascimento científico. ...
  • Renascimento comercial.

As fases do renascimento reúnem três momentos: Trecento (século XIV) Quatroccento (século XV) Cinquecento (século XVI)

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.

O Erro HTTP 400 – solicitação inválida é exibido no navegador Opera com a mesma mensagem do Google Chrome. A diferença está no ícone do erro, que é exibido com o logo do Opera neste navegador.

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica.

O berço do movimento foi a Itália: cidades como Gênova, Veneza, Florença e Roma se beneficiaram com a reabertura do Mediterrâneo para o comércio com o Ocidente, tornando-se o principal palco do Renascimento. Posteriormente o movimento se espalhou por outras regiões da Europa.

Idade Contemporânea. A Idade Contemporânea é estudada de 1789, época da Revolução Francesa, até os dias atuais.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

O principal objetivo do renascimento era restabelecer a ciência, o comércio e a arte, todos elementos que foram valorizados durante a Antiguidade Clássica e em parte esquecidos durante a Idade Média.

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento.

Itália

A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.