Qual foi a importância do Renascimento para a ciência?

Perguntado por: rmodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas. A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.

No Renascimento houve uma grande mudança na produção de conhecimento. A razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico.

O Renascimento Cultural dá lugar ao antropocentrismo e racionalismo, contribuindo assim, para o estudo do homem e da razão, ocasionando avanços de diversos campos científicos, já que a ciência estudava o homem em diversos campos.

O humanismo e o renascimento também influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado Renascimento Científico. Este movimento surgiu para questionar as conclusões prontas, desenvolvidas por sábios da Antiguidade e absorvidas por teólogos cristãos.

Nesse período, diversos aspectos do ser humano foram valorizados e o homem passou a ter uma posição de destaque. Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Esse ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.

Foi também no período do Renascimento que houve o desenvolvimento dos principais traços da ciência moderna, como a prática da anatomia – com o estudo de cadáveres – e a observação astronômica. A moderna física começou com estudiosos que passaram a se valer de instrumentos para ampliar o sentido da visão.

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. O Renascimento seguiu uma perspectiva antropocêntrica, tendo o homem como centro do Universo e medida de todas as coisas.

Foi apenas no Renascimento, a partir do século XIV, que a Medicina começou a ser mais estudada e aprimorada, com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e o surgimento de anatomistas que passaram a estudar a estrutura do corpo humano.

No Renascimento houve uma grande mudança na produção de conhecimento. A razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico.

O Renascimento promoveu uma reviravolta no comportamento do homem europeu. Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta.

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

A Revolução Científica refere-se a um período de tempo, entre os séculos XVI e XVII, em que o desenvolvimento de campos como a física, a biologia, a química, entre outros, deu origem à fundação da ciência clássica; e isso, em detrimento das ideias predominantes estabelecidas pela Igreja e pela religião.

O Renascimento Europeu influenciou a Ciência Europeia por meio da difusão do Racionalismo e pela crítica ao dogmatismo religioso, de modo que podemos dizer que as raízes do método científico experimental se fortaleceram neste período.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.