Onde ainda existe rei e rainha?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Qatar e Kuwait têm emires. Luxemburgo tem um grão-duque. E os Emirados Árabes Unidos têm um presidente, embora seja um monarca; Aos 87 anos, o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, é o monarca mais velho.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão.

Os reinos da Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, a rainha da Dinamarca e o Grão-Duque de Luxemburgo são todos títulos. Há também os co-príncipes de Andorra.

Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

O primeiro lugar do ranking fica com a Casa de Saud, que comanda a Arábia Saudita desde 1744.

Existem no mundo, hoje, 44 países que adotam a monarquia como forma de governo. As monarquias que existem são de diferentes tipos, como veremos a seguir. A outra forma de governo popular no mundo atualmente é a república e, nela, o presidente ocupa as funções de chefe de Estado e de governo.

Isabel II do Reino Unido, ao longo de seu extenso reinado, governou sobre um total de 32 nações independentes desde sua ascensão ao trono em 1952.

Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo. Nesses países, algumas famílias podem exercer poucos poderes políticos, além disso, são vistas mais como figuras para os países. Ao todo, são cerca de 44 monarquias no mundo.

Imperatriz do Brasil foi o título utilizado durante o Império do Brasil (1822-1889) pelas consortes do soberano, ascenderam ao trono quatro imperatrizes. Após a Proclamação da República, em 1889, e o fim da monarquia, esse conceito foi oficialmente e legalmente abolido.

Monarquia no Brasil
Atualmente, o Brasil é uma república presidencialista e esse modelo está vigente em nosso país desde 1889 (apesar de, ao longo do período, o funcionamento da democracia ter sido bastante deficitário). Antes da Proclamação da República, o Brasil adotava a monarquia como forma de governo.

Na Constituição do Japão vigente, o imperador é o símbolo da nação nipônica e da unidade do povo. Os demais membros da família imperial cumprem com suas obrigações cerimoniais e sociais mas não intervêm em assuntos governamentais. A dinastia japonesa é a monarquia hereditária continuada mais antiga do mundo.