Qual foi a grande descoberta da pintura renascentista?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

Arte renascentista: características
Antropocentrismo; Realismo; Surgimento de técnicas avançadas; Racionalidade.

A pintura Renascentista do século XV apresenta uma série de elementos e técnicas, procedentes e aprimoradas do início do século. Os artistas nesse contexto substituem a têmpera e o fresco pela pintura a óleo; utilizam novos suportes como a tela e desenvolvem rigorosamente e cientificamente a técnica da perspectiva.

Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. O Renascimento seguiu uma perspectiva antropocêntrica, tendo o homem como centro do Universo e medida de todas as coisas.

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

Qual era a fonte de inspiração dos artistas renascentistas? A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.

O termo Renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.