Quem foi o autor do Renascimento?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Leonardo da Vinci

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

As fases do renascimento reúnem três momentos:

  • Trecento (século XIV)
  • Quatroccento (século XV)
  • Cinquecento (século XVI)

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

Entre as principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula. O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi. Pintor, arquiteto e escultor, ele conhecia muito sobre matemática e geometria.

Arte renascentista: características
Antropocentrismo; Realismo; Surgimento de técnicas avançadas; Racionalidade.

Importante período cultural da história europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. O Renascimento seguiu uma perspectiva antropocêntrica, tendo o homem como centro do Universo e medida de todas as coisas.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

  • Leonardo da Vinci
  • Michelangelo
  • Rafael
  • Donatello
  • Sandro Botticelli
  • Filippo Brunelleschi

Os grandes nomes desse período foram Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Massacio e Filippo Brunelleschi. Cinquecento: nesse momento, em 1500, os temas religiosos se misturavam aos profanos e se espalhavam pela Europa (Espanha, Portugal, França e Alemanha).