O que é o princípio da alteridade no direito do trabalho?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

O princípio da alteridade, previsto no artigo 2º da CLT , estabelece que os riscos da atividade econômica não podem ser transferidos ao empregado. Logo, não pode a empresa afirmar que dificuldade financeira é motivo de força maior a ensejar a inadimplência no pagamento das verbas trabalhistas.

O princípio da alteridade prevê que o direito só deve punir condutas que firam direitos alheios. É por isso que em nosso ordenamento jurídico, a autolesão e a tentativa de suicídio não são punidos, pois atingem apenas a própria pessoa.

Alteridade é um dos efeitos jurídicos dos quais decorre a relação de emprego. Esse efeito determina que o empregador arque com custos da atividade econômica, não podendo este transferir ao trabalhador o ônus do empreendimento. É o empregador quem deve assumir todos esses ônus.

Proteção. Irrenunciabilidade. Continuidade da Relação de Emprego. Primazia da Realidade.

Sendo assim, são seis os principais Princípios do Direito do Trabalho: o princípio da Proteção, da Primazia da Realidade, Continuidade da Relação de Emprego, Irrenunciabilidade de Direitos, Inalterabilidade Contratual Lesiva e da Intangibilidade Salarial, dos quais vamos entender melhor sobre cada um deles!

RESUMO: A Alteridade é uma concepção filosófica, social, ética e educacional que se constitui na relação de empatia entre as pessoas, com a prática de uma se colocar no lugar da outra, para entender o que torna essa outra diferente e única.

proibição de mulher transexual utilizar banheiro público feminino. arbitramento de indenização por danos morais contra pessoa jurídica. violação de correspondência alheia.

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

Alteridade é a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. Está relacionada com a capacidade de perceber a si mesmo ou o próprio grupo social, não como o padrão, mas também como o outro. É um termo abordado pela filosofia e pelas ciências sociais (sociologia, antropologia, ciências políticas, etc.).

Reconhecer diferentes formas de viver. Valorizar as contribuições de diferentes culturas e grupos sociais. Compreender a origem e os efeitos de estereótipos e preconceitos. Avaliar a origem e os efeitos de estereótipos e preconceitos.

O Princípio da Proteção é o preceito mais importante do Direito do Trabalho, sendo base para os demais.