Como o ser humano aprende Segundo a epistemologia?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
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A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.

Para esses autores, a epistemologia deve tratar das relações entre o que afirmamos sobre o mundo e as evidências que nos permitem fazê-lo ou, dito de outro modo, aquilo que justificaria nossas opiniões, crenças e teorias.

A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica, na medida em que lança luzes para evidenciar o entendimento da prática docente e das intervenções a serem realizadas frente à complexidade do ensino/aprendizagem.

A utilidade da Epistemologia
Refere-se à ciência própriamente dita. Ocupa-se de problemas filosóficos que se apresentam no curso da investigação científica ou na reflexão sobre os problemas, métodos e teorias da ciência.

Há também duas teorias principais que explicam a origem do conhecimento, ou seja, como ele surge: Empirismo: explica que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, do contato do sujeito com o mundo; Racionalismo: explica que todo conhecimento vem através da razão, do simples ato de pensar.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

A epistemologia preocupa-se com o que a humanidade acredita, incluindo a verdade e tudo que é aceito como verídico. Assim, a crença implica em um pensamento. Para algumas pessoas ganhar na loteria trará felicidade, já para outras isso pode não fazer sentido algum.

Quanto aos tipos de conhecimento, com frequência, denomina- se: Conhecimento de senso comum, conhecimento científico, co- nhecimento filosófico, dentre outros Estes são os mais importantes para a compreensão da teoria do conhecimento na atualidade, no qual nos deparamos no cotidiano e trabalhamos a educação.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento é uma das áreas da filosofia que estuda o conhecimento. A epistemologia estuda a formação do conhecimento, a diferença entre ciência e senso comum, a validade do saber científico, dentre outras questões.

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

As diretrizes da epistemologia são três: a crença, a verdade e a justificativa.

Igualmente conhecida como gnosiologia, o seu objeto de estudo é a produção e validação do conhecimento científico. Desta forma, a epistemologia analisa os critérios pelos quais se justifica o conhecimento, para além de considerar as circunstâncias históricas, psicológicas e sociológicas que levam à sua obtenção.

Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana; ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira mediante informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.