Por que Piaget não é empirista e nem inatista?

Perguntado por: izanette2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Como já observado, a teoria piagetiana supõe um sujeito ativo no processo de elaboração do saber, diferente do empirismo que considera a experiência social o único do desenvolvimento, configurando uma assimilação passiva da realidade.

O inatismo é a teoria de que certos conhecimentos e habilidades são inatas, ou seja, presentes desde o nascimento e não adquiridos através da experiência. O empirismo é a teoria de que todo conhecimento vem da experiência sensorial, ou seja, a partir da observação e do experimento.

Inatismo e empirismo
Assim como o inatismo, o empirismo é um pensamento filosófico que tenta explicar o processo de aprendizagem dos seres humanos. No entanto, ambas as teorias são consideradas completamente opostas em seus definições.

A teoria piagetiana nega a ideia proposta pelo empirismo de que a experiência exista em si mesma e afirma: o conhecimento que o sujeito constrói sobre a realidade é, na verdade, o produto de uma atividade de organização que se dá quando há experiência e “toda e qual- quer [...]

O inatismo e empirismo são completamente opostos, e o construtivismo está no meio. Como assim no meio? O construtivismo considera que tanto o inatismo quanto o empirismo proporcionam o desenvolvimento da inteligência no sujeito, ou seja, as duas trabalham juntas para colaborar na evolução das habilidades cognitivas.

Analisa, como caso ilustrativo, o modelo inatista antigo, que tem sua referência maior no Menão de Platão e, modernamente, o modelo da educação natural, desenvolvido por Jean-Jacques Rousseau no Émile.

As ideias inatas existem no espírito humano, são anteriores ao nascimento e coordenam, assim, o modo como o homem conhece. Mas para o filósofo empirista, o saber humano é determinado pelas impressões vindas da sensação, não de um fundamento inteligível inato.

Teoria que defende a existência de ideias , capacidades ou atitudes que nascem com o homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem. Origem etimológica:inato + -ismo.

Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.

Há também o professor inatista aquele que não tem uma função ativa como no modelo diretivo, porque a capacidade de aprender é exclusiva do sujeito. Nada que o professor fizer mudará essa situação.

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.