O que é naturalismo e hedonismo?

Perguntado por: oribeiro3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

O naturalismo afirma que as propriedades morais podem ser explicadas em termos de propriedades naturais. Um exemplo recorrente de teoria naturalista é o hedonismo ético. O hedonismo ético sustenta que o bem último é o prazer e que todas as coisas que produzem prazer são boas.

O hedonismo é uma doutrina moral e filosófica que prega a ideia de prazer extremo, um bem supremo que traz sentido para a vida e existência humana. Elaborado na Grécia Antiga, acredita que a busca incessante pelo prazer e a negação das dores são meios para o encontro da felicidade.

O hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana. Buscar prazer é o que move as paixões, os desejos e todo o mecanismo da vida, sendo, portanto, na visão de hedonistas, a primeira e mais completa ponte para a finalidade última da vida: a felicidade.

No renascimento cultural o naturalismo veio à tona nas concepções artísticas, aprofundando os estudos matemáticos e a técnica da perspectiva que dá profundidade aos desenhos, deixando-os mais próximos da realidade.

A palavra prazer vem do grego hedonê, hedonismo, portanto, é a doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. A máxima da sociedade hedonista que busca preencher o vazio existencial com experiências cada vez mais estimulantes é “se sofro, logo busco o prazer”.

Os utilitaristas ingleses (Bentham e Stuart Mill) foram os continuadores do hedonismo antigo. Em muitas ocasiões, o hedonismo é confundido com o epicurismo. No entanto, existem algumas diferenças entre eles, sendo que Epicuro criou o epicurismo visando aperfeiçoar o hedonismo.

Em todo o caso, pode-se distinguir duas formas básicas do hedonismo: o hedonismo ético e o hedonismo psicológico.

Para os estoicos, de modo radicalmente oposto aos hedonistas e epicuristas, a felicidade não depende de coisas externas que nos dão prazer ou nos afastam da dor.

De uma maneira geral, a hedonia refere-se ao prazer. Eudaimonia, por sua vez, corresponde a uma experiência de vida significantemente valiosa e produtiva, ou seja, uma vida- bem-vivida.

O Hedonismo na atualidade
É a busca intensa, individual e imediata do prazer, que é obtido, por exemplo, através da aquisição dos bens de consumo de última linha. Também há aplicação do Hedonismo nos relacionamentos efêmeros e que visam apenas a satisfação sexual do momento.

O naturalismo foi uma corrente literária que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica das personagens.

O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. Assim, uma cultura focada em gratificação acaba num círculo vicioso, uma vez que cada uma das coisas obtidas se mostra insuficiente, e a única resposta possível é ir atrás de cada vez mais experiências.

As consequências maiores são trágicas: violências sexuais, estupros, prostituição infantil, concubinato substituindo o casamento sério, honesto, e responsável; incesto, prostituição e adultério. Tudo isso destrói não só os corpos e a saúde física, mas também o caráter das pessoas, a começar pela baixa auto-estima.

Segundo uma famosa definição de Kant, a felicidade seria a "satisfação de todas as nossas inclinações". De acordo com o moralismo, esta satisfação total só existiria através da virtude.