Quem é o pai do racionalismo?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

René Descartes

O filósofo também ficou bastante conhecido pelas suas contribuições para o início do Iluminismo. Descartes defendia a ideia de que a razão absoluta é a única forma possível para o desenvolvimento da vida humana. O “Discurso do Método” é a sua obra mais conhecida.

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época. Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza.

Devido ao fato de ter sido o primeiro filosofo a pensar que a compreensão partia da análise racional, por meio desta podia se chegar a verdade. Porque a contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências.

René Descartes, considerado o pai da Filosofia Moderna, era um dos fervorosos defensores do Racionalismo, considerado o criador do mesmo. Segundo ele, somente o Racionalismo levaria o homem a encontrar a Verdade Absoluta.

Penso, logo existo

“Penso, logo existo” (cogito, ergo sum) é uma frase icônica de autoria do filósofo francês René Descartes (1596 – 1650). Foi publicada originalmente no livro O discurso do método, de 1637.

Principais Ideias de Descartes
Acreditava na existência de uma verdade absoluta, incontestável. Para atingi-la desenvolveu o método da dúvida, que consistia em questionar todas as ideias e teorias preexistentes.

O racionalismo surgiu com os Eleatas e teve um papel central no platonismo, com a Teoria das Ideias de Platão, que distinguia o mundo inteligível do mundo sensível.

Descartes distingue três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias.

John Locke

Deixou uma grande contribuição para a filosofia através de seus estudos sobre experimentalismo, método científico e outras teorias. John Locke - Filósofo inglês conhecido como o “pai do empirismo” e também do liberalismo. Locke também defendia o contrato social, liberdade e tolerância.

São considerados filósofos racionalistas modernos o holandês Baruch de Espinoza, o francês René Descartes e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz. Todos eram também matemáticos.