Quais as consequências do epistemicídio?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

“O epistemicídio é, para além da anulação e desqualificação do conhecimento dos povos subjugados, um processo persistente de produção da indigência cultural: pela negação ao acesso à educação, sobretudo de qualidade; pela produção da inferiorização intelectual; pelos diferentes mecanismos de deslegitimação do negro ...

Epistemicídio é um termo criado pelo sociólogo e estudioso das epistemologias do Sul Global, Boaventura de Sousa Santos, para explicar o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo 'saber' ocidental.

Epistemicídio é um termo normalmente utilizado por Boaventura de Sousa Santos desde o seu Pela Mão de Alice " até as obras que se seguiram.

Para Sueli Carneiro, o conceito de epistemicídio é útil para debatermos sobre as desqualificações constantes atribuídas as/aos sujeitas/os afro-brasileiras/os e seus conhecimentos. Como consequência, certos cânones e identidades se cristalizam como hegemônicos e viáveis. A produção de uma “Outridade” (KILOMBA, 2019, p.

A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.

A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.

O colonialismo, para além de todas as dominações por que é conhecido, foi também uma dominação epistemológica, uma relação extremamente desigual de saber-poder que conduziu à supressão de muitas formas de saber próprias dos povos e nações colonizados, relegando muitos outros saberes para um espaço de subalternidade ( ...

Assim, a utilização da epistemologia feminista negra, em conjunto com a Teoria Crítica da Raça, teve como objetivo questionar os padrões hegemônicos da produção acadêmica que envolvem os estudos do direito; e de quebrar os paradigmas dominantes sobre o encarceramento feminino.

E, conforme os casos anteriores delineados, o epistemicídio foi inerente ao genocídio. Nas Américas os africanos eram proibidos de pensar, rezar ou de praticar suas cosmologias, conhecimentos e visão de mundo. Estavam submetidos e um regime de racismo epistêmico que proibia a produção autônoma de conhecimento.

A colonialidade do saber confere as premissas epistêmicas para a subordinação cultural, edificando as estruturas do racismo/sexismo por meio da despossessão material e simbólica, bem como do bloqueio à humanização plena de sujeitos subalternizados.

O selo Sueli Carneiro é coordenado pela filósofa e ativista do movimento negro e de mulheres Djamila Ribeiro. É uma homenagem a uma das principais intelectuais e figuras da luta contra o racismo, machismo e defesa dos direitos civis.

A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica, na medida em que lança luzes para evidenciar o entendimento da prática docente e das intervenções a serem realizadas frente à complexidade do ensino/aprendizagem.

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

Desta maneira, podemos sistematizar as perguntas que a epistemologia busca responder: O que é a ciência? O que é o conhecimento científico? O conhecimento científico é verdadeiro?

Finalmente,os pilares epistemológico (estratégico/diretivo), lógico (tático/gerencial) e técnico (funcional/operacional) da metodologia da pesquisa científica, processo compreendido por uma investigação sistemática, estruturada e rigorosa que objetiva produzir um tipo de conhecimento considerado mais seguro, mais ...