Onde começou a epistemologia?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A palavra Epistemologia é de origem grega, em que Episteme significa conhecimento e, logia, estudo. Seu conceito foi usado durante o neoclassicismo, perpetuando-se durante a História Moderna. A oposição crítica entre o empirismo e o racionalismo deu origem à Epistemologia.

A área da filosofia denominada epistemologia surgiu pela primeira vez com os filósofos do período pré Socrático. Já no período Clássico, Platão, Sócrates e Aristóteles buscaram criar métodos e explicações para explicar suas dúvidas e questionamentos a partir do uso da racionalidade.

Usado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier, o termo epistemologia é composto das palavas ” episteme ” e ” logos “.

A Epistemologia é o ramo da Filosofia que estuda a natureza do conhecimento (incluindo o científico), também conhecido como Teoria do Conhecimento.

Deste modo, a Teoria do Conhecimento e/ou Epistemologia é a área da Filosofia que se preocupa em estudar quais as condições e possibilidades em que ocorre o conhecimento, isto é, em que grau e em que nível se processa o conhecimento de acordo com os diferentes pressupostos epistemológicos presentes nas diversas ...

A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...

De uma maneira geral,podemos dizer que a epistemologia é o campo da filosofia que estuda as diferentes formas pelas quais o ser humano adquire conhecimento. Esse conhecimento, dentro da discussão epistemológica, é tido como genuíno e verdadeiro. Seu nome vem da junção dos termos episteme: conhecimento e logia: estudo.

Epistemologia genética segundo Jean Piaget
o apriorismo, o conhecimento que não depende de experiência prática e. o empirismo, onde o conhecimento é adquirido através das experiências práticas.

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

4.1.
Os quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Por sua vez, para um estudo mais detalhado, os estágios foram subdivididos em níveis.

De acordo com Dancy, a epistemologia está dividida em áreas fundamentais. O filósofo determinou quatro áreas principais, sendo a análise filosófica da natureza do conhecimento; problemas relacionados ao ceticismo; afirmação e justificação do conhecimento e o alcance do saber.

Abstract. As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica.

Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).