Quais são os 3 tipos de conhecimento Segundo Aristóteles?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas.

Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

Aristóteles dividiu o conhecimento em três áreas: científica, prática e técnica. De uns anos pra cá, novas formas de conhecimento têm se tornado disponíveis. Com o avanço científico e tecnológico é possível encontrar o método científico e o senso comum.

O conhecimento é o conhecimento das causas - a causa material (aquilo de que uma coisa é feita), a causa formal (aquilo que faz com que uma coisa seja o que é), a causa eficiente (a que transforma a matéria) e a causa final (o objectivo com que a coisa é feita).

Tal qual Aristóteles, Ibn Sina sustenta que há três espécies de alma, a saber: alma vegetal, alma animal e alma humana.

Diferença entre conhecimento empírico e conhecimento científico. A principal distinção é que o conhecimento empírico não segue o método científico. Daí porque se diz que não tem uma comprovação científica. Já que resulta de mera dedução, a partir de observações e de experiências.

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Aristóteles foi o primeiro a abordar a importância do conhecimento prático para a compreensão do mundo. Ele foi chamado de empirista porque defendeu que o conhecimento da verdade passa pelos sentidos do corpo e depois é recebido pelo intelecto.

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade - Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição - Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído - Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

Nos Tópicos, Aristóteles afirma que quando se fala em conhecimento deve-se levar em conta que o conhecimento pode ser especulativo, prático ou criativo (poiético), e que cada um desses termos denota uma relação: ou especula sobre alguma coisa, ou faz alguma coisa, ou cria alguma coisa.

Para Aristóteles, o movimento era visto como uma combinação das quatro causas — a causa material seria o corpo que está se movendo, a causa formal seria a forma que o corpo assume ao se mover, a causa final seria o objetivo do movimento e a causa eficiente seria a força que está causando o movimento.