Qual a diferença de ecocentrismo e biocentrismo?

Perguntado por: apires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

ok ea terceira doutrina filosófica seria o ecocentrismo que coloca como objeto da proteção o. planeta terra então as normas sobre direito ambiental elas visam proteger todo o planeta terra isto é todos os seres e fatores bióticos são aqueles que têm vida.

Para surgir de contraponto ao antropocentrismo surgiu o ecocentrismo (ou biocentrismo) que preconiza justamente o contrário: o cerne de tudo é a natureza e o homem deve se integrar a mesma. O homem deixa de ser o centro. A natureza passa a ser o centro que dá sentido ao mundo.

ANTROPOCENTRISMO X BIOCENTRISMO: Um Embate Importante
Será feita uma abordagem da denominada ecologia profunda, enquanto concepção norteadora da percepção de que os seres humanos são par- te integrante da natureza e não estão acima dela.

O Biocentrismo defende a existência de valor nos demais seres vivos, ou seja, por conta disso, do ponto de vista ético, o Biocentrismo deve prevalecer em detrimento do antropocentrismo.

O ecocentrismo defende o valor não instrumental dos ecossistemas e da ecosfera, cujo equilíbrio pode obrigar a limitar determinadas atividades humanas (ALMEIDA, 2008).

O Biocentrismo, definido por Lanza, defende que o universo provém da consciência e, sem ela, ele não poderia existir.

Ecocentrismo (do grego: οἶκος, oikos, "casa"; and κέντρον, kentron, "centro". Pronunciado ekōˈsenˌtrizmo) se trata de uma linha política de filosofia ecológica que apresenta um sistema de valores centrado na natureza, em oposição ao antropocentrismo.

O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.

Ao contrário do antropocentrismo, o teocentrismo consiste na ideia de que "Deus é o centro do mundo". Este foi um conceito muito presente durante a Idade Média, quando a religião exercia uma influência massiva na sociedade.

O antropocentrismo é o conceito que ressalta o homem, o ser humano, como figura importante da história, da sociedade e política, considerando-o como ser dotado de inteligência para realizar suas ações no mundo. A palavra também vem do grego, unindo anthropos, de “humano”, com kentron, de “centro”.

Os estudos em ecocentrismo apontam que aspectos culturais cumprem um papel importante para a adesão a valores. Nestas contribuições a cultura é normalmente considerada um sistema de crenças compartilhadas em um determinado contexto nacional ou comunitário (Dunlap, 2008.