Qual é o problema central da epistemologia?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).

Significado de Epistemologia
Assim como a ética se ocupa das questões morais e a política trata do funcionamento da sociedade, a epistemologia se ocupa do saber. Epistem – vem do grego e significa conhecimento e Logia – estudo. Assim, a epistemologia é o estudo do conhecimento, suas fontes e como ocorre sua aquisição.

A Epistemologia é o ramo da Filosofia que estuda a natureza do conhecimento (incluindo o científico), também conhecido como Teoria do Conhecimento.

A epistemologia aborda questões relativas à fundamentação do conhecimento e ao conhecimento científico. Etimologicamente, o vocábulo vem da junção de dois termos gregos, episteme (conhecimento correto ou ciência) e logia (estudo).

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.

Deste modo, a Teoria do Conhecimento e/ou Epistemologia é a área da Filosofia que se preocupa em estudar quais as condições e possibilidades em que ocorre o conhecimento, isto é, em que grau e em que nível se processa o conhecimento de acordo com os diferentes pressupostos epistemológicos presentes nas diversas ...

As diretrizes da epistemologia são três: a crença, a verdade e a justificativa.

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

No decorrer da construção das teorias sobre o conhecimento humano, é possível distinguir três concepções epistemológicas envolvidas no entendimento do processo de aprendizagem: o inatismo, o empirismo e o interacionismo.

De acordo com Dancy, a epistemologia está dividida em áreas fundamentais. O filósofo determinou quatro áreas principais, sendo a análise filosófica da natureza do conhecimento; problemas relacionados ao ceticismo; afirmação e justificação do conhecimento e o alcance do saber.

Finalmente,os pilares epistemológico (estratégico/diretivo), lógico (tático/gerencial) e técnico (funcional/operacional) da metodologia da pesquisa científica, processo compreendido por uma investigação sistemática, estruturada e rigorosa que objetiva produzir um tipo de conhecimento considerado mais seguro, mais ...

A epistemologia ou teoria da ciência é um ramo da filosofia que trata dos problemas relacionados à crença e ao conhecimento, ou seja, estuda a origem, a estrutura, os métodos e a veracidade do conhecimento, que está atrelada com a lógica e o empirismo, é indispensável no estudo da ciência.

Perspectiva Epistemológica do Erro
A ciência está constantemente buscando superar a experiência primeira, pois o conhecimento só se concretiza se houver uma superação, um rompimento com essa primeira experiência. Nesse processo, o erro entra como um componente fundamental, pois recusa a continuidade na ciência.

A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.

5 sinônimos de epistemologia para 1 sentido da palavra epistemologia: Ciência da origem e da natureza do conhecimento: 1 filosofia do conhecimento, gnoseologia, gnosiologia, teoria da ciência, teoria do conhecimento.