O que são escultura contemporânea?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Traduzido do inglês--A escultura moderna é geralmente considerada como tendo começado com o trabalho de Auguste Rodin, que é visto como o progenitor da escultura moderna. Enquanto Rodin não se propôs a se rebelar contra o passado, ele criou uma nova forma de construir suas obras.

Características da arte contemporânea
Uso de múltiplas materialidades, linguagens, tecnologias e mídias; Experimentação, efemeridade e hibridismo; Interação dos artistas e das obras com o espaço e os espectadores; Novos tipos de relação entre o espectador e a obra de arte.

A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

As tendências da escultura moderna transitam entre as heranças do impressionismo do século XIX e do construtivismo desenvolvido no século XX. Em meados do século XIX, as artes plásticas (escultura e pintura) já seguiam tendências que desafiavam as técnicas artísticas até então praticadas.

Surgida na segunda metade do século XX, essa vertente constitui uma nova forma de produzir e apreciar arte, sendo produzida até os dias de hoje. Mais preocupada em aliar a vida cotidiana ao universo artístico, a arte contemporânea tende a unir diferentes linguagens.

Se estendendo até os dias de hoje, faz com que o período seja conhecido como Pós-modernismo, tendo como principal elemento a utilização de técnicas e equipamentos inovadores e tecnológicos para a criação de obras originais.

Entre esses movimentos estão o Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo e as correntes da arte abstrata.

Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade. Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.

As 7 obras que melhor definem a arte contemporânea

  1. Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol. ...
  2. Maman, de Louise Bourgeois. ...
  3. Eu Ainda Encaro Você, de Njideka Akunyili Crosby. ...
  4. Garota com Balão, de Banksy. ...
  5. Olhe, Mickey, de Roy Lichtenstein. ...
  6. Bola Florida, de Takashi Murakami. ...
  7. Porta 84, de Dorothea Tanning.