Qual é o principal objetivo do mercantilismo?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

O mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas que tinha como objetivo garantir o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de riquezas.

Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial.

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

O principal objetivo do mercantilismo era o fortalecimento do Estado nacional. Inicialmente, no mercantilismo, o conceito de enriquecimento era válido quando o desenvolvimento do Estado refletisse no crescimento da burguesia, era, portanto um atendimento indireto.

Os principais nomes desta política são: Jean-Baptiste Colbert (1619 - 83), ministro das Finanças do rei Luís XIV (1638 - 1715), Thomas Mun (1571 - 1641), diretor da Companhia das Índias Orientais, e Antonio Serra (c. 1550 – c. 1600), economista e filósofo italiano.

Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e na busca de mercados externos para a venda dos seus produtos.

O crescimento to da agricultura, da mineração, da metalurgia, da navegação, da divisão do trabalho, do comércio colonial promoveu uma grande acumulação de capital preparando a Europa para avanços importantes na produção o corridos a partir do século XVIII.

surgimento das moedas - cada nação passou a adotar uma moeda, que era usada para trocar por produtos e serviços; expansão das pequenas vilas - as pequenas vilas se tornaram grandes cidades por conta das atividades comerciais, que eram realizadas pelo grande fluxo de pessoas e comerciantes.

A política mercantilista está baseada na ideia de que a riqueza e desenvolvimento do país era proporcional a quantidade de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que tinham em seu poder. Quanto maior o acúmulo dessas riquezas, maior seria o prestígio e respeito que o país teria entre as outras nações.

PNLD 2020. Outra característica importante do mercantilismo era o colonialismo ou pacto colonial, ou seja, a exploração de colônias localizadas principalmente na América e na Ásia. Nessas colônias, os reinos europeus obtinham produtos valiosos, como especiarias e metais preciosos.

Qual o impacto do mercantilismo? O mercantilismo é considerado uma das bases que deram origem ao capitalismo. Quando o mercantilismo já vigorava na Europa, alguns teóricos da economia reconheceram o papel da classe mercante para a geração de riqueza.

Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano.

Durante o Antigo Regime, vigorava o mercantilismo, um conjunto de normas econômicas onde o Estado organizava e intervinha na economia. Segundo as ideias mercantilistas, a riqueza de um país estava baseado no monopólio, na acumulação de metais e na regulação da economia pelo Estado.

Nesse sistema a nossa colônia fornecia a metrópole metais preciosos e matéria-prima em troca de produtos manufaturados. Ou seja, o Brasil foi sujeito passivo nas relações comerciais mercantilistas, visto que havia imposição de Portugal quanto à exclusividade na comercialização de produtos.

- A preocupação dominante dos mercantilistas es- panhóis foi a de conservar no país a maior quantidade possível do ouro e da prata provenientes das colónias da América, na convicção de que assim conseguiriam preservar a riqueza e o poderio do estado espanhol.

Resposta: Através do Pacto Colonial, o Brasil só podia comprar e vender mercadorias para Portugal. O Brasil foi atingido pelo mercantilismo primeiramente porque a prática Mercantil foi a razão pela qual o país foi descoberto, visto que os portugueses estavam buscando chegar às Índias Orientais.