O que é uma ordem geopolítica mundial?

Perguntado por: uvargas5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Uma ordem geopolítica mundial é um termo utilizado para representar as relações de poder e equilíbrio de forças que marcam uma determinada época.

A nova ordem mundial é definida como multipolar, isto é, existem vários centros de poder. Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: os Estados Unidos da América, o Japão e a União Européia, com destaque para a Alemanha.

A geopolítica corresponde ao estudo das relações de poder entre os territórios e da articulação entre os diferentes Estados nacionais. As diferentes estratégias utilizadas pelos Estados nacionais para a atuação no campo internacional fazem parte dos estudos da geopolítica.

O que é ordem bipolar? (Bi) significava “dois pólos”. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências.

Origem do Termo
O termo “geopolítica” é relativamente novo, uma vez que foi introduzido nos estudos da geografia a partir do século XX. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1899 pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén (1864-1922). Para ele, a geopolítica estabelece uma relação entre o Estado e o seu território.

A geopolítica determina como o país é visto pelos outros e como quer ser visto, mas a ação coordenada que é o que faz diferença e orienta a atuação dos governos no cenário mundial. Segundo o palestrante, o Brasil não tem nenhum órgão ou área do governo que pense a geopolítica oficialmente.

Apesar de ainda existirem guerras interestatais, os conflitos geopolíticos atuais são, em grande parte, internos. Destacam-se nesse cenário, guerras civis motivadas por questões étnicas, políticas ou religiosas. Também estão em evidência atentados de grupos relacionados ao terrorismo.

OS POLOS DE PODER NA ECONOMIA GLOBALIZADA
Os polos de poder econômico de maior destaque na atualidade são: Estados Unidos, União Europeia, Japão, China e determinados países emergentes.

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

O mundo se dividiu em dois polos principais, os Estados Unidos e a União Soviética, estabelecendo uma ordem bipolar. Essa divisão influenciou significativamente os conflitos, questões econômicas e políticas da época, tornando-os intrinsecamente ligados à rivalidade entre essas duas potências.

O conceito de ordem mundial refere-se ao equilíbrio internacional de poder, envolvendo as grandes potências, com suas áreas de influência, e disputas comerciais, econômicas, políticas, diplomáticas e culturais entre os Estados ou países.