Qual é o papel do Brasil na geopolítica do petróleo?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O Brasil também está entre os grandes produtores de petróleo no mundo. As descobertas das reservas na região do pré-sal, bem como os recentes processos que envolveram o leilão das concessões de exploração no campo de Libra, intensificaram a presença brasileira no contexto dessa questão.

O Brasil se insere na geopolítica internacional como um país em desenvolvimento com grande potencialidade para crescimento no cenário político e econômico mundial.

Atualmente, o petróleo representa 13% do PIB brasileiro. Sendo assim, ele tem um impacto grande na economia brasileira. A União detém mais de 50% dos papéis ordinários e possui 36,61% do total da Petrobrás. Só no ano de 2021, a Petrobrás pagou R$ 202,9 bilhões em tributos e R$ 37,3 bilhões em dividendos à União.

Importância na geopolítica
Os países produtores de petróleo têm um papel significativo nas relações internacionais e na economia global. A posse de grandes reservas de petróleo confere poder e influência, muitas vezes resultando em disputas geopolíticas e conflitos.

Além disso, o mercado de petróleo e gás configura o primeiro lugar do setor industrial no que diz respeito a arrecadação de impostos federais, com impacto significativo no mercado de trabalho nacional, já que os empregos gerados pelo setor fornecem salários maiores do que a média salarial da indústria brasileira.

A Geopolítica estuda como a conquista de um território afeta as relações de poder político e econômico dos Estados (recursos minerais, demografia, etc.).

A Geopolítica é um campo essencial do pensamento estratégico. A análise geopolítica fornece um retrato conceitual da política do poder e de suas tendências no mapa-múndi. O mapa geopolítico constitui um mapa prático da política internacional.

O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.

Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro é o principal produtor de petróleo do país, com a maior parte da produção proveniente da Bacia de Campos, onde estão localizados campos petrolíferos de destaque, como o de Roncador e o de Marlim.

O Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP) indica que a grande maioria das reservas brasileiras, aproximadamente 95% delas, concentra-se nas bacias de Campos e de Santos, que compreendem o litoral sudeste do país.

O pré-sal proporcionou ao Brasil o status de autossuficiente em relação ao petróleo. Segundo o IBP, até 2035, o Brasil deixará de importar, tornando-se exportador de energia. Estima-se que a produção de petróleo aumentará em torno de 109%, colocando o Brasil na posição de maior produtor de petróleo da América do Sul.

Resumo sobre principais países produtores de petróleo
Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá.

Arábia Saudita, Rússia e EUA comandam a geopolítica do petróleo.

Um estudo publicado no blog do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) em agosto apontou que a necessidade de altos investimentos e os baixos retornos são os principais entraves para o avanço do refino de petróleo no Brasil.

Petrobras

A principal empresa produtora de petróleo no Brasil é a Petrobras. A Petrobras é uma empresa estatal brasileira criada na década de 1950 e que atua em diversas etapas da cadeia produtiva do petróleo, desde a pesquisa e exploração até o seu refino e comercialização.

A resposta está relacionada às características do produto extraído no Brasil, à estrutura de refinarias no país e outros aspectos técnicos, segundo especialistas ouvidos por UOL.