Como surgiu a geografia política?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O estudo da geografia política existe desde a Grécia antiga. A contração das palavras "geografia política" deu origem ao termo geopolítica. O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no trabalho "Staten som Lifsform" ("O Estado como um organismo", em português), de 1916.

Tente atualizar a página. A Geografia Política clássica tem como precursor o geógrafo alemão Friedrich Ratzel, que lançou as bases científicas e sistematizadoras dessa ciência com a publicação, em 1897, da obra Geografia Política.

O contexto histórico do conceito de Geopolítica ocorreu anteriormente à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), período no qual as principais potências europeias buscavam analisar a conjuntura política local com vistas à proteção do seu território.

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

A geografia política estuda, ao mesmo tempo, de que maneira as considerações geográficas têm influência na condução das políticas e qual é a influência recíproca das decisões políticas na paisagem física e cultural.

Uma Geografia Política pela paz busca a superação de discursos geopolíticos e a construção de uma imaginação geográfica crítica e mais matizada, contribuindo para a busca de relações territoriais harmoniosas, porosas, flexíveis, como é o espaço de que são constituídas.

A Geopolítica estuda como a conquista de um território afeta as relações de poder político e econômico dos Estados (recursos minerais, demografia, etc.).

Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil; Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados".

A geopolítica determina como o país é visto pelos outros e como quer ser visto, mas a ação coordenada que é o que faz diferença e orienta a atuação dos governos no cenário mundial. Segundo o palestrante, o Brasil não tem nenhum órgão ou área do governo que pense a geopolítica oficialmente.

Resposta verificada por especialistas
Trata-se de uma área que envolve importante conhecimento multidisciplinar, relacionando principalmente, os seguintes termos: Teoria política, geologia, geografia, além de demais áreas das ciências humanas e ciências sociais.