Quem foi o criador da arte contemporânea?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Mallarmé: fundador da arte contemporânea.

Podemos considerar que a arte contemporânea começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60. Nesse momento, o contexto que se vivia era do pós-guerra, do desenvolvimento tecnológico e do fortalecimento do capitalismo e da globalização.

A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, como um fruto que se separa da árvore. Seus principais artistas criaram um método nunca antes visto na história das artes, baseando-se em uma nova filosofia de vida. Ainda hoje, esse é o estilo que predomina nas academias e curadorias.

A partir da década de 50, no Brasil, movimentos vanguardistas se desenvolveram, do qual se destaca o Neoconcretismo, visto como um precursor da arte contemporânea brasileira. Muitos foram os artistas que fomentaram a arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque: Hélio Oiticica (1937-1980)

Andy Warhol (1928-1987)

A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, também é chamada de Arte do Pós-guerra, apesar de não ser possível definir um momento exato da sua origem.

O panorama das novas tecnologias, da globalização e da cultura de massa influenciou fortemente a arte contemporânea, trazendo outras linguagens para o campo de experimentação.

Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade. Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.

Iniciou aproximadamente por volta de 1870 até os anos de 1960 ou 1970. . Arte Contemporânea conta a partir dos anos 1960 ou 1970 até este minuto. 1970 é o ponto de corte por dois motivos.

A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas a contemplação pela sua natureza estética. Um extenso leque de estilos, linguagens e técnicas compõem a arte contemporânea.

  • Yayoi Kusama
  • Jean-Michel Basquiat
  • Takashi Murakami
  • Jeff Koons
  • Anthony Abdel Karim
  • Keith Haring

Arte contemporânea no Brasil pelos olhos de 5 artistas contemporâneos brasileiros

  • Gonçalo Ivo. ...
  • Saint Clair Cemin. ...
  • Ernesto Neto. ...
  • Fernanda Quinderé ...
  • Cildo Meireles.

As 7 obras que melhor definem a arte contemporânea

  1. Latas de Sopa Campbell, de Andy Warhol. ...
  2. Maman, de Louise Bourgeois. ...
  3. Eu Ainda Encaro Você, de Njideka Akunyili Crosby. ...
  4. Garota com Balão, de Banksy. ...
  5. Olhe, Mickey, de Roy Lichtenstein. ...
  6. Bola Florida, de Takashi Murakami. ...
  7. Porta 84, de Dorothea Tanning.

A arte contemporânea revolucionou os suportes porque também revolucionou a forma de pensar arte, por exemplo, a arte nas paredes, nos corpos dos índios ou dos africanos foi enfim assimilada e aceita como arte.