Qual a relação entre mercantilismo e Iluminismo?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.

Após o movimento iluminista, com o surgimento do capitalismo, a crescente velocidade das invenções e as demandas direcionadas às inovações tecnológicas fizeram com que o homem iniciasse a inviabilização de sua própria vida e de todas as outras da Terra.

Resumo sobre Iluminismo
Criticava o absolutismo e acreditava ser necessário limitar o poder real. Criticava o mercantilismo por não concordar com a intervenção do Estado na economia. Dentre os iluministas importantes destacam-se nomes como Montesquieu, Adam Smith e David Hume.

O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.

A burguesia também apoiava o iluminismo devido às profundas críticas que os economistas iluministas faziam ao mercantilismo e às práticas econômicas do Estado absolutista. Enquanto absolutistas, o controle dos monarcas sobre as economias e o comércio era muito grande.

O Iluminismo surgiu como uma reação ao Absolutismo que dominava a Europa até então. No Absolutismo todo o poder se concentrava na figura do rei, que vivia com luxos pagos pela classe mais pobre através de impostos.

Defendiam a liberdade política, econômica e religiosa de todos perante a lei; Criticavam o conhecimento sob controle da Igreja Católica, embora não fossem contra a crença em Deus; Defendiam um novo sistema econômico, em troca do criticado mercantilismo; Eram contra todos os privilégios da nobreza e do clero.

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas que existiu na Europa entre os séculos XV e XVIII. É considerado pelos historiadores como um momento de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Visava garantir o enriquecimento do reino e contribuir para o fortalecimento do monarca.

Que críticas os iluministas faziam à economia mercantilista? O que propunham? R.: Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Resumo sobre mercantilismo
Procurou garantir o acúmulo de riquezas para fortalecer o monarca e seu reino. Adotou práticas protecionistas, como as taxas alfandegárias. Teve três tipos: metalista, comercial e industrial.

Adam Smith

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.