É correto afirmar que o mercantilismo e uma teoria econômica?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano.

A respeito do mercantilismo é correto afirmar
Foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que visava o enriquecimento dos Estados europeus por meio, principalmente, do metalismo, da exploração colonial, de práticas protecionistas e de uma balança comercial favorável.

O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

Qual das alternativas abaixo define corretamente o Mercantilismo? A - Política econômica adotada pelos reis durante o Antigo Regime que tinha como principal objetivo aumentar as importações de mercadorias e favorecer os comerciantes de outros países.

A prisão dos trabalhadores na terra não era uma característica do mercantilismo, mas sim do feudalismo.

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

O mercantilismo foi uma série de práticas aplicadas à economia das nações europeias do séc. XV ao XVIII. Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos.

Um dos maiores críticos a esse sistema foi Adam Smith, considerado por muitos como o criador do liberalismo econômico. ... Portanto, as práticas mercantilistas eram totalmente contra as medidas liberais, que acreditavam que a mão invisível do mercado era capaz de regular a economia.

Resumo sobre o mercantilismo
Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial.