O que causou o absolutismo?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O surgimento do absolutismo foi um fenômeno relacionado com o surgimento do Estado nacional moderno, no final da Baixa Idade Média. Também foi quando a burguesia começou a estabelecer-se, e, para essa classe, a consolidação dos seus interesses mercantis passava pela existência de um governo centralizado.

O absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.

No Brasil, conforme se pretenderá demonstrar ao longo deste artigo, a influência dos valores absolutistas foi fundamental para a consolidação do Estado, ao longo do período da Regência e do Primeiro Império, períodos esses bastante refratários aos ventos liberais que sopravam sobre a Europa e a América do Norte.

A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia.

O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII. Nele, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos, sem prestar contas à sociedade. A fim de controlar as revoltas camponesas, parte da nobreza apoia que o rei seja mais poderoso.

Dentre os teóricos que mais contribuíram para o absolutismo se incluem autores como Thomas Hobbes, Nicolau Maquiavel, Jean Bodin e Bossuet.

Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais. Assim, foram se extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.

5 Características do Absolutismo

  1. Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas. ...
  2. Os monarcas tinham autonomia para inferir em assuntos religiosos. ...
  3. Instituição de leis e decisões executivas sob controle monárquico. ...
  4. O poder dos monarcas era hereditário. ...
  5. O mercantilismo foi o principal sistema econômico do absolutismo.

Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jean Bodin, e. Jacques-Bénigne Bossuet.

O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas. Primeiro Estado – Controlado pelo clero. A França era um país católico.

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.