O que quer dizer Provérbios 22 6?

Perguntado por: anunes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para os seus territórios.” Este texto tem sido compreendido como uma promessa de Deus de trazer de volta para a igreja todos os filhos apostatados cujos pais permaneceram fiéis.

É necessário ensinar nossas crianças a guardarem os mandamentos do Senhor, pois os ensinamentos de Deus afastarão nossos filhos deste mundo pecaminoso. Provérbios diz que todo mandamento do senhor é a lâmpada para os pés.

Castigar com vara é disciplinar, amorosamente propondo valores, carinhosamente impondo limites. Castigar com vara é repreender com o olhar e aprovar com o sorriso, quando forem os casos. Castigar com vara é restringir horários (para brincar ou passear, de acesso o computador ou o videogame).

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus.

Provérbios 6:1–5 Um tema frequente no livro de Provérbios é o conselho referente a conceder empréstimos ou garantir dívidas (11:15; 17:18; 20:16; 22:26; 27:13). O ensinamento é consistente: não dê empréstimos nem garanta dívidas. Para entender esse ensinamento, precisamos colocá-lo em um contexto mais amplo.

Ensinar a criança NO CAMINHO em que deve andar, significa: MARCAR fortemente a sua trajetória de vida, ao lado do seu filho, com exemplos de sensatez, maturidade, determinação, discernimento, responsabilidade, altruísmo, contrário do egoísmo vigente e, sobretudo, de fé: certeza das coisas que ainda não se vêem, mas que ...

23:6-8 Cuidado com o invejoso
Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras.” A inveja é um sentimento reprovável. É um gravíssimo defeito de caráter, mais do que desejar o que é do outro, ter inveja é sentir tristeza pelo sentimento do outro.

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.