O que quer dizer piá no Sul?
Forma utilizada pelos pais para chamarem carinhosamente seus filhos. Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino.
O que significa piá no Sul
A gíria piá significa menino ou garoto. Ou seja, é sinônimo de guri e ambas as gírias são típicas dos estados da região sul.
O que significa a gíria piá
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. Sua origem é do guarani e significa coração! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de "tchê piá", que significa "meu coração".
O que significa piá em Santa Catarina
Plano Individual de Atendimento - PIA - Infância e Juventude - Poder Judiciário de Santa Catarina.
Que Região fala piá
Pia. Ainda, no Rio Grande do Norte, quando alguém quer mostrar algo para outra pessoa, fala-se “pia”.
Como chama criança no Sul
“Bacuri” ou “bacurim” é um jeitinho de se referir carinhosamente aos filhos, uma expressão muito usada no Sul do país.
Onde se usa a gíria piá
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. Sua origem é do guarani e significa coração!
Como surgiu a expressão piá
“A palavra piá vem dos índios, os primeiros habitantes da nossa terra. Dizem os dicionários que ela significa “coração”. A mãe curitibana tingui, índia, olhava para o menino e dizia “pia, meu piá”. Queria dizer “meu coração”.
O que significa piá em São Paulo
O PIA é um instrumento técnico utilizado pela equipe técnica do serviço de acolhimento (ins- titucional ou família acolhedora) que organiza e sintetiza as ações que devem ser desenvolvi- das para a reintegração familiar ou, quando necessário, colocação em família substituta.
O que significa piá no Rio de Janeiro
Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão "piá de prédio", a intenção é pejorativa: significa que o indivíduo é mimado. Posar: dormir na casa de alguém. Vina: salsicha para os curitibanos.
Como se fala menina no Sudeste
variante menina apresenta distribuição homogênea nos dez estados; (ii) a forma lexical guria possui distribuição heterogênea nas regiões Centro-Oeste e Sul; (iii) a variante garota apresenta homogeneidade no Sudeste do país.