Qual é a função mais importante do sistema linfático?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O sistema linfático é um sistema de vasos e órgãos especializados cuja principal função é transportar a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea. O sistema linfático é considerado parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune, e mesmo assim é negligenciado em alguns livros-texto.

Funções do sistema linfático

  • Retorno para a corrente sanguínea de substâncias importantes que saíram dos capilares e encontravam-se no tecido circundante.
  • Absorção de lipídios a partir do intestino para a linfa intestinal.
  • Defesa do organismo.

Baço: é o órgão que concentra maior quantidade de tecido linfóide no corpo humano, sendo também o único órgão linfóide interposto na circulação sanguínea.

As principais funções dos órgãos linfoides, como componentes do sistema imunológico, é proteger o corpo contra patógenos ou antígenos invasores (bactérias, vírus, parasitas).

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda a combater infecções e algumas outras doenças. O tecido linfoide é encontrado em diversas partes do corpo, dessa forma os linfomas podem se desenvolver em qualquer lugar. Os principais locais de tecido linfático são: Linfonodos.

Principais funções do sistema linfático
Absorver a gordura do intestino e transportar para o sangue, contribuindo para produção de linfócitos e desenvolvimento da imunidade; Transportar e remover resíduos e células “com defeito” do organismo.

O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.

A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos).

Se seu sistema linfático não está funcionando corretamente, você pode notar o acúmulo de líquido nos membros, como inchaço. Você verá o inchaço durante o dia, que pode melhorar à noite. Ao longo do tempo, o líquido pode não ir embora à noite e você pode ver as alterações na pele da região.

A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias.

A linfa circula nos glóbulos brancos que combatem infecções e contribuem para a produção de anticorpos, elementos cruciais para apoiar o sistema imunológico.

Os linfócitos B são células que fazem parte do sistema imunológico atuando no reconhecimento de antígenos realizado pelo receptor chamado de receptor de linfócito B (BCR), que consequentemente produz e libera proteínas imunológicas (anticorpos) que reconhecem e promovem uma série de reações contra esses invasores ( ...

Os linfócitos T são sabidamente células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais, seja através da produção de citocinas ou eliminando ativamente células infectadas. Alguns grupos foram então analisar as células T para verificar se elas seriam capazes de reconhecer os antígenos do SARS-CoV-2.