Qual a diferença entre o sistema linfático e o sistema circulatório?

Perguntado por: hvargas3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Enquanto que a circulação do sangue nos vasos sanguíneos é ininterrupto, o transporte de fluido linfático através do sistema de vasos linfáticos é interrompido pelos nódulos linfáticos.

O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.

O sistema cardiovascular é um sistema fechado de condutos para o transporte de fluidos corporais e que é constituído pelos componentes vascular sanguíneo, que transporta o sangue, e vascular linfático, que transporta a linfa.

Os capilares linfáticos apresentam uma única camada de células endoteliais, enquanto os vasos linfáticos possuem paredes de três camadas que se assemelham às paredes presentes nas veias. Assim como nas veias, os vasos linfáticos apresentam valvas que garantem o fluxo da linfa em um único sentido.

A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias.

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

O sistema linfático é um sistema de vasos e órgãos especializados cuja principal função é transportar a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea. O sistema linfático é considerado parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune, e mesmo assim é negligenciado em alguns livros-texto.

Coletar e filtrar o excesso de líquido do corpo, através da linfa, e, depois, transferi-lo para o sangue; Absorver a gordura do intestino e transportar para o sangue, contribuindo para produção de linfócitos e desenvolvimento da imunidade; Transportar e remover resíduos e células “com defeito” do organismo.

As principais estruturas que participam da resposta imunitária são os órgãos linfáticos: timo, baço, lifonodos e nódulos linfáticos. Os nódulos são agregados de tecido linfóide localizados nas mucosas dos aparelhos digestório, rspiratório e urinário.

coração

Órgão central do sistema circulatório, o coração é o responsável por bombear sangue para as diversas partes do corpo. Localizado na caixa torácica, entre os pulmões, impulsiona o sangue por meio dos movimentos de contração ou sístole, relaxamento e diástole.

Os vasos linfáticos, localizados por todo o corpo, são maiores do que os capilares (os menores vasos sanguíneos que conectam artérias e veias) e, em sua maioria, menores do que as menores veias.

A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo. O sistema linfático coleta a linfa, por difusão, através dos capilares linfáticos, e a conduz para dentro do sistema linfático.

Os vasos linfáticos têm, de modo geral, semelhança com as veias sanguíneas. Por esta razão às vezes é difícil diferenciar veias de vasos linfáticos. A não ser nos grandes vasos linfáticos, que têm estrutura semelhante à de uma veia, os vasos linfáticos menores têm as túnicas simplificadas.