Como a linfa é bombeada?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A principal distinção entre os sistemas linfático e cardiovascular em humanos é que a linfa não é bombeada ativamente pelo coração, mas é forçada através dos vasos pelos movimentos do corpo, pela contração dos músculos esqueléticos durante os movimentos do corpo e pela respiração.

A maioria dos vasos linfáticos tem válvulas, semelhantes àquelas nas veias, que mantêm a linfa fluindo em uma única direção (para o coração). Ao contrário do sistema venoso, no qual o líquido (sangue) é bombeado pelo coração, a linfa é propulsionada pela pressão gerada durante a contração muscular.

Os vasos linfáticos drenam o líquido, chamado de linfa, dos tecidos por todo o corpo e devolvem o líquido para o sistema venoso através de dois dutos coletores.

Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, a linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. Ao caminharmos, os músculos da perna comprimem os vasos linfáticos, deslocando a linfa em seu interior.

O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, pelos órgãos linfáticos e pela linfa. Os vasos linfáticos garantem o transporte da linfa pelo organismo, enquanto os órgãos do sistema linfático estão muito relacionados com a defesa do nosso corpo.

Linfa é um líquido que circula pelo sistema linfático. Possui uma consistência viscosa, apresenta pouca quantidade de proteínas e é rica em leucócitos. Linfa é um fluido que circula pelo sistema linfático.

Os movimentos lentos e suaves estimulam a circulação da linfa, que passa a fluir pelo corpo com mais facilidade.

A linfa circula nos linfonodos de forma unidirecional. Ela entra pelos vasos linfáticos, que desembocam na borda convexa do órgão através dos vasos aferentes e saem através dos vasos eferentes. No interior dos linfonodos, há uma rede de tecido conectivo com espaços ricos em leucócitos, que atuam na defesa do organismo.

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de concha, faça movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes em cada região, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos.