O que pode causar a demência?

Perguntado por: ipereira6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Causa: Existem muitas doenças ou alterações orgânicas capazes de levar a um quadro demencial. Muitas dessas causas relacionadas à demência são reversíveis, principalmente o uso prolongado de alguns medicamentos, como por exemplo, drogas usadas para hipertensão arterial, diuréticos, alguns hipnóticos.

Confusão, perda de memória e mudanças de personalidade são apenas alguns dos primeiros sinais de que uma pessoa tem demência, um termo abrangente que descreve os sintomas de vários distúrbios cerebrais diferentes que podem interferir na capacidade de viver de forma independente.

A demência tem diversas causas, incluindo doenças neurodegenerativas, lesões vasculares, doenças metabólicas, deficiências nutricionais e infecções, sendo comum que o paciente com a condição tenha mais de uma causa associada (causa mista).

Os principais sintomas neuropsiquiátricos ou transtornos do comportamento que aparecem no curso de uma demência são: agressividade, agitação, delírios, alucinações visuais e auditivas, depressão, ansiedade, euforia, apatia, irritabilidade, desinibição, deambulação, problemas do sono.

As possíveis causas analisadas incluíram: menor escolaridade, hipertensão arterial sistêmica, perda auditiva, obesidade, traumatismo craniano, excesso de álcool, depressão, inatividade física, diabetes, poluição do ar, tabagismo e isolamento social.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

Ressonância Magnética (RM)
Para além de permitir excluir as causas de Demência tratáveis, a RM pode revelar padrões de perda do tecido cerebral, que são característicos da Demência e pode ser utilizada para discriminar entre as diferentes formas de Demência, tal como a Doença de Alzheimer e a Demência Frontotemporal.

A doença de Alzheimer é disparada a principal causa de demência no mundo, sendo responsável por 60 a 80% de todos os casos.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, mas esta pode acontecer em muitas outras doenças.

Dedique-se a atividades que façam ele se sentir amado, pois dessa forma ele se acalma e a situação volta ao controle com mais rapidez. Não só abraços e cafunés, mas também conversas e pequenas coisas que o distraiam é uma forma de mostrar zelo e carinho.

Independente de qual seja o diagnóstico crises podem ocorrer e elas trazem alterações comportamentais: choro, agressividade, ameaças, fala desconexa, automutilação, entre outras, o que deixam os familiares e cuidadores sem saber como agir.

Uma pessoa com sintomas pode perder o interesse em hobbies ou atividades. Eles podem não querer mais sair ou realizar qualquer coisa divertida. Também podem perder o interesse em passar tempo com amizades e familiares, e podem parecer emocionalmente neutros.