O que é afasia Neurologica?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Pessoas com afasias não fluentes podem entender o que as outras pessoas dizem melhor do que podem se expressar. Os pacientes geralmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados e irritados. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.

Falar, achar as palavras corretas, compreender, ler, escrever e fazer gestos fazem parte do uso adequado da linguagem. A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

O que causa a afasia e as consequências
O distúrbio pode ter como principal causa o AVC (acidente vascular cerebral), mas também pode ocorrer por traumatismo craniano, tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e doenças que afetam o desempenho cognitivo, como alguns tipos de demência.

Drauzio – De que tipo costumam ser as lesões cerebrais que causam a afasia? Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos.

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Tipos de afasia
Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.

O diagnóstico de afasia é feito pelo neurologista, porém alguns sintomas podem ser notados pelo próprio paciente ou pessoa próxima.

"A afasia progressiva primária se assemelha muito à doença de Alzheimer, que também tem como suas primeiras manifestações as alterações de linguagem. A diferença é que não é tão desproporcional aos outros aspectos cognitivos - na APP, esses sintomas tendem a ser bem mais marcantes."

Sintomas da Afasia
substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro; fala palavras irreconhecíveis; não entende a conversa de outras pessoas; escreve frases sem sentido.

“As pessoas que têm afasia continuam sendo elas mesmas. Elas podem ter uma vida social ativa, outras têm condições de trabalhar, de ter uma função, de se sentirem produtivas.

O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas a fonoaudiologia pode promover a recuperação.

Para as afasias, o tratamento envolve programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia. A partir disso, o paciente pratica as habilidades linguísticas e diminuem as deficiências com outras formas de se comunicação. A participação da família pode ajudar na reabilitação.

Afasia é um distúrbio de linguagem associado a um dano cerebral. Não se trata de uma doença, mas sim da manifestação de algum outro problema de saúde. Sua principal causa é o AVC, entretanto, tumores, traumatismos e infecções são exemplos de causas da condição.