O que o juiz fala em um casamento no civil?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O que o juiz de paz fala no casamento civil? Em geral, cada Juiz tem um pensamento e uma forma de atuação. O protocolo oficial inclui a leitura do termo, a qualificação do casal e das testemunhas perante a lei e a declaração de casados. Há juizes de paz que falam alguma reflexão, dão alguns conselhos…

e) Ao final do evento, o juiz de paz, verificando que é de livre vontade dos interessados contraírem o matrimônio, pronunciará a seguinte fórmula solene: De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.

· O prenome, sobrenome, profissão, domicilio e residência atual das testemunhas; · O regime do casamento, com a declaração da data e do cartório em cujas notas foi lavrada a escritura antenupcial, quando o regime não for o da comunhão parcial, ou o obrigatoriamente estabelecido.

Aqui estão alguns exemplos de votos simples:

  • "Eu te amo mais do que qualquer coisa neste mundo. Eu prometo ser seu companheiro fiel e seu melhor amigo para sempre."
  • "Você é a pessoa mais importante da minha vida. ...
  • "Eu prometo fazer tudo o que estiver ao meu alcance para fazer você feliz.

Para outros estilos de cerimônia, também é cobrado um valor. Para celebrar um casamento fora do cartório, o juíz de paz cobra uma taxa. Assim como o mestre de cerimônia. O preço varia entre R$ 300 e R$ 600, dependendo do que será feito.

No Brasil, embora apenas três tipos de casamento sejam mais utilizados e comuns, há cinco regimes distintos previstos pelo Código Civil:

  • Comunhão Parcial de Bens. ...
  • Comunhão Universal de Bens. ...
  • Participação final nos aquestos. ...
  • Separação de Bens. ...
  • Separação Obrigatória de Bens.

O evento que marca a união entre duas pessoas não se resume a festa. Antes disso as questões legais como o registro civil, testemunhas e os trajes usados durante o casamento no cartório precisam ser considerados com igual importância em relação à confraternização.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso.

A cerimônia em cartório pode ser realizada de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17 horas e, aos sábados, entre 9 e 12 horas, de acordo com a disponibilidade do juiz. O casamento dura aproximadamente dez minutos. Outros horários poderão ser agendados para a realização do casamento fora do cartório.

deve seguir a ordem de a noiva primeiro, depois o noivo. Já depois de casados, o convite passa a ser do “chefe” da família. Então tudo depois de casados vem o nome do esposo primeiro.

É nomeado pela Secretaria de Justiça e não realiza cerimônias de cunho religioso. Através de seu poder perante a lei, o juiz de paz reconhece o casamento, garantindo e estabelecendo os direitos legais dos noivos de acordo com a lei e os pedidos dos noivos.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

No ato da cerimônia do casamento os noivos deverão estar acompanhados de duas testemunhas (os padrinhos), que podem ser parentes ou não. Estas testemunhas poderão ser as mesmas que compareceram no início do processo de Habilitação e não há necessidade de ser um casal.