Estou menstruando de 15 em 15 dias?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Chamada de Polimenorréia, essa disfunção² é caracterizada pelo encurtamento da fase folicular no ciclo menstrual, responsável por adaptar nosso corpo para a fecundação¹. Portanto, com um ciclo menstrual tão curto, pode ser comum que se menstrue duas vezes ao mês sem que se esteja com algum problema.

Em geral, um ciclo médio deve ser a cada 21 à 35 dias e durar aproximadamente de dois à sete dias. "A duração entre os ciclos pode variar, naturalmente, entre 24 a 36 dias. Sendo assim, mulheres que possuem ciclos mais curtos podem menstruar duas vezes no mês e isso é normal para ela.

Já a menstruação prolongada se caracteriza por sangramentos que duram mais de oito dias. Trata-se de um sinal que pode indicar distúrbios no sistema reprodutor feminino, levando, inclusive, a quadros de infertilidade. Por isso, é importante procurar um ginecologista e investigar suas causas o quanto antes.

Ele pode ocorrer como consequência da implantação do óvulo no útero. Algumas mulheres acabam entrando em pânico quando menstruam duas vezes no mês, pois acreditam que esse sangramento foi de nidação. Mas se você não fez sexo desprotegido recentemente, as chances de estar grávida são realmente muito pequenas.

No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema. São vários os fatores que podem influenciar nos escapes, principalmente se o anticoncepcional for de baixa dosagem hormonal.

Um ciclo menstrual irregular é resultado, principalmente, das alterações de ovulação daquela mulher, ou seja, do funcionamento inadequado do ovário e dos hormônios produzidos por ele.

Desequilíbrio hormonal
Esse fluxo de sangue fora de hora provoca os sangramentos que algumas vezes são confundidos com menstruação, mas não são. Esse desequilíbrio hormonal pode ser corrigido com um tratamento realizado por um especialista qualificado.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.

Desequilíbrios hormonais causados por estresse, o uso de anticoncepcionais hormonais de forma irregular (especialmente as pílulas), bem como outras razões, como problemas na glândula tireoide, podem levar à ocorrência de sangramentos fora do período menstrual.