O que o diabético pode substituir no lugar do pão?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A tapioca é feita de farinha de mandioca ou seja tem um alto índice glicêmico. Geralmente se substitui o pão francês de 50g por uma tapioca de 50g, então esta se trocando 6 por meia dúzia.

"O ideal é ter boas fontes de proteínas, gorduras e carboidratos, como ovos, iogurtes, frutas, raízes, oleaginosas e fibras.

O que um diabético pode comer à vontade? Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes.

  • Omelete. Tem opção mais democrática que um clássico omelete? ...
  • Crepioca. O casamento entre o ovo e a tapioca é outra opção super prática de como substituir o pão no café da manhã. ...
  • Ovos mexidos. ...
  • Cuscuz. ...
  • Panqueca. ...
  • Crepe Proteico. ...
  • Wrap integral. ...
  • Aipim cozido.

Salada de frutas
Dessa forma, fornecem energia sem aumentar tanto o índice glicêmico. Elas também possuem menos calorias que um pão e mais nutrientes como fibras, minerais e vitaminas, o que auxilia nosso organismo a funcionar de uma maneira melhor.

Quando a pessoa com diabetes fica muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai drasticamente, podendo provocar hipoglicemia. Veja na animação acima o que deve ser feito nessa situação.

A aveia é um alimento rico em fibras solúveis, o que é muito importante para todos. Para pessoas com diabetes tipo 2 e um dos alimentos recomendados para diabéticos, a aveia é a única maneira, porque as fibras solúveis reduzem a taxa de absorção de glicose pelo organismo Para evitar o seu pico.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Alimentação para diabéticos: 6 dicas para comer bem

  1. 1 – Dê preferência aos cereais integrais. ...
  2. 2 – Insira alimentos com índice glicêmico baixo. ...
  3. 3 – Consuma frutas frescas (mas com cautela!) ...
  4. 4 – Coloque vegetais na sua dieta. ...
  5. 5 – Prefira leite (e derivados) desnatado. ...
  6. 6 – Carnes só se forem as “magras”

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

O suco de chuchu com limão ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue devido ao seu alto teor de fibras, prevenindo a resistência do organismo à insulina e o desenvolvimento da diabetes. Além disso, o chuchu também ajuda a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.

Quando bate aquela vontade de um pãozinho com manteiga (ou na torrada), também é possível fazer trocas por itens saborosos e nutritivos, como:

  1. Queijo cottage.
  2. Ricota.
  3. Manteiga de amendoim.
  4. Abacate.
  5. Azeite.
  6. Homus.