O que o corticoide faz na fibrose?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

A aplicação de corticoide para fibrose diminui a inflamação. Esse medicamento consegue inibir a síntese e migração dos fibroblastos, por isso, costuma ser mais usado em pacientes que têm tendência a ter queloide ou cicatrizes hipertróficas.

Os tratamentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, tais como ultrassom, radiofrequência, laser, endermoterapia, drenagem linfática etc.

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

A administração é feita por via subcutânea, e horas após a primeira injeção, boa parte dos pacientes costumam referir melhora das queixas de dor e prurido; além de abolir os sintomas normalmente presentes no queloide, as infiltrações podem reduzir significativamente o volume da lesão.

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatrial manual.

Use a malha compressiva
Em diversas cirurgias plásticas é indicado o uso de malhas compressivas para preservar a região e estimular a cicatrização. Além disso, essa malha auxilia os tecidos a voltarem ao formato natural, evitando a fibrose.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Para tratar fibrose de forma efetiva e com poucos atendimentos, o melhor tratamento disponível, atualmente, é a técnica de liberação tecidual funcional (LTF®).

O que é a Terapia Manual para Aderências e Fibroses? Esta Técnica oi desenvolvida com bases nas técnicas de terapias manuais da Fisioterapia para tratamento específico de fibroses e aderências decorrentes de traumas teciduais como as cirurgias plásticas.

Admite-se que os corticosteróides suprimam a fase inflamatória da cicatrização. Foi demonstrado que a transcrição do RNAm para o colágeno tipo I é diminuída pelos glicocorticóides.

Fibrase® pomada de 1 U/G de fibrinolisina, 666 U/G de desoxirribonuclease e 10 mg/G de cloranfenicol em embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g ou 30 g.

O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo.

Quantas sessões são necessárias para tratar fibrose? Depende. Cada corpo responde de uma forma, mas normalmente não há necessidade de muitas sessões. Ótimos resultados são alcançados de três a oito atendimentos.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.