Como saber se o linfonodo está inchado?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os gânglios linfáticos que estão logo abaixo da pele podem ser mais fáceis de sentir quando ficam inchados, pois ficam maiores. Os locais onde você pode sentir os gânglios linfáticos inchados incluem a cabeça e o pescoço, sob o queixo, os braços, as axilas, a área ao redor da virilha e a parte de trás dos joelhos.

Os linfonodos aumentados no pescoço são conhecidos popularmente por “ínguas” e podem ser resultado de uma infecção no trato respiratório ou uma conjuntivite. Eles podem inchar na região lateral, além da região perto das orelhas e embaixo do maxilar. Quando acontece é possível ver ou sentir um pequeno caroço.

alteração de respiração; dificuldade para engolir; sangramento na boca; feridas na pele ou na parte aero-digestiva alta.

Inchaço dos gânglios
Eles funcionam como filtros, capturando vírus, bactérias e doenças antes que possam infectar outras partes do corpo. As áreas comuns onde você pode notar gânglios linfáticos inchados incluem pescoço, axilas e virilha.

Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença. Porém, existem alguns sinais de que é preciso buscar auxílio médico para um diagnóstico. Isso ocorre quando o inchaço é persistente e o crescimento progressivo.

Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

O melhor método de exame dos linfonodos epitrocleares é segurar a mão direita do paciente com a sua mão direita e, após, com a mão esquerda palpar a região epitroclear. Para aumentar a sensibilidade do método o examinador pode movimentar o antebraço do paciente.

Muitas vezes, o único sintoma é o aparecimento de um carocinho, que é um nódulo inchado e indolor no pescoço, no tórax, no abdome ou na virilha, o que leva o paciente a uma consulta médica e, posteriormente, ao diagnóstico.

“O diagnóstico é feito por biópsia com imuno-histoquímica do tecido suspeito (linfonodo aumentado) ou, quando as células circulam no sangue podemos utilizar um exame chamado imunofenotipagem por citometria de fluxo”, o Dr. Bellesso esclarece.

Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes.