Qual exame para saber se tem linfoma?

Perguntado por: lpaz9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

E é por meio de raio-x, que pequenas fatias de regiões do corpo são avaliadas, o que torna possível identificar se algum linfonodo ou órgão do seu corpo está aumentado.

“O diagnóstico é feito por biópsia com imuno-histoquímica do tecido suspeito (linfonodo aumentado) ou, quando as células circulam no sangue podemos utilizar um exame chamado imunofenotipagem por citometria de fluxo”, o Dr. Bellesso esclarece.

As células do linfoma de Hodgkin não aparecem no sangue, mas o hemograma completo pode ocasionalmente revelar sinais da doença. A anemia pode ser um sinal de doença de Hodgkin avançada. Uma contagem elevada de células brancas do sangue é outro sinal possível, embora também possa ser causada por uma infecção.

Sinais e sintomas que podem indicar um linfoma
Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo. Nesse material são realizados diversos estudos que definem, com bastante precisão, o tipo e subtipo de linfoma.

Muitas vezes, o único sintoma é o aparecimento de um carocinho, que é um nódulo inchado e indolor no pescoço, no tórax, no abdome ou na virilha, o que leva o paciente a uma consulta médica e, posteriormente, ao diagnóstico.

Linfomas não Hodgkin de estágio II: Doença limitada ou avançada. O linfoma não Hodgkin em estágio II geralmente se comporta como uma doença limitada (estágio I) mas, às vezes, se comporta como uma doença avançada. O médico escolhe o tratamento dependendo do comportamento da doença.

Nos casos dos linfomas crônicos, os sinais podem demorar anos para aparecer. Se é mais agressivo, em dias a pessoa apresenta sintomas. Há situações, cita Scheinberg, em que o paciente faz um ultrassom de abdômen no check-up e descobre um gânglio.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Contudo, não é apenas no hemograma que você pode encontrar essa possibilidade. Alguns marcadores tumorais podem ser identificados por meio do exame de sangue. É o caso, por exemplo, do PSA, que está relacionado com o câncer de próstata.

Para manter-se saudável, o corpo precisa não apenas estar em pleno funcionamento, mas também defender-se de ataques.

Quando um linfoma começa no timo ou nos gânglios linfáticos do tórax, pode pressionar a traqueia, provocando tosse ou dificuldade respiratória ou sensação de dor ou pressão no tórax. A veia cava superior é a veia que transporta o sangue da cabeça e braços de volta ao coração.